Pré-Campanha Online no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Site do Cesar MaiaEste ano a internet terá um papel importante nas eleições, não só os jovens irão até seus computadores, smartphones e vão pesquisa o nome daquele candidato. É claro que um bom trabalho em internet será obrigatório para um político consegui se eleger.

 

O Rio de Janeiro está bem nessa área, temos três pré-candidatos que mesmo em período fora de campanha usam muito bem as ferramentas online (Gabeira, Cesar Maia e Garotinho). Enquanto o atual governador não possui nem site mas deve ser para não ser encontrado. Vão os meus comentários sobre o uso de internet entre os principais pré-candidatos ao governo e ao senado.

Advertisement

Cesar Maia (Democratas)

Esse merece ser o primeiro a ser comentado por um simples motivo, é um early user (termo usado para os pioneiros) na internet entre os políticos e pré-candidato ao Senado pelo Democratas. Quando prefeito já era conhecido por usar o email para responder diretamente os cariocas, e respondia rápido. Na época havia quem criticasse isso, vai entender porquê, foram milhares de pessoas tendo uma “audiência” rápida com o prefeito de uma das maiores capitais do mundo.

 

Em 2005 chegou a ter um blog, que acabou virando uma newsletter disparada de 2a a 6a para mais de 33 mil pessoas.

 

Cesar Maia possui um dos melhores websites entre os políticos brasileiros e que serve de hub para várias ferramentas de mídia social, que vão do onipresente orkut, passando pelo Flickre, claro, o Twitter. Maia foi também o primeiro político a usar o Formspring, a qual acho que deveria ser uma obrigação de todo político. 

 

Também foi feito um excelente trabalho de SEO, quando se pesquisa por seu nome no Google não há críticas negativas nas primeiras páginas. Ao menos quando foi feito este post.

 

Fernando Gabeira (PV)

Site do Gabeira O pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro pelo PV-DEM-PPS-PSDB é outro que possui um excelente trabalho online. Possui um site que, se não é, parece ter sido feito usando o WordPress e é belíssimo mas provavelmente vai ser mudado assim que a campanha começar.

 

O forte hoje diria que é na criação de vídeos que, infelizmente, falta esforço na divulgação. Com exceção do vídeo sobre as Viagens de Cabral e alguns outros poucos, todos os outros tem menos acesso que um vídeo do comercial do DEM-RJ com Cesar Maia. Até o excelente vídeo que criaram sobre os gastos do Estado com publicidade teve apenas 866 views.

 

Também há os mapas feito pela equipe de Gabeira, onde a coroa é um mapa da Violência Urbana. Mas aqui também falta o problema de conseguir engajar os eleitores e os admiradores de Gabeira, e não são poucos.

 

Como Maia está bem no Google, nas primeiras páginas não há críticas a Gabeira. Apesar que se pesquisar apenas o sobrenome encontra links associados a sua filha, a surfista Maya Gabeira.

Anthony Garotinho (PR)

Site do Garotinho Garotinho, que planeja ser candidato de novo ao governo do Rio, é um grande comunicado, oras, ele começou sua carreira pela rádio e tem mostrado saber usar bem a Internet. E é nela que incomoda Sergio Cabral, dizem que se você entrar em alguns gabinetes da ALERJ sempre vai ter alguém lendo o blog do Garotinho.

 

Ele fez um portal que além de notícias quase sempre batendo forte em Cabral tem link para o site e blog de vários aliados. Além de sua agenda e vídeos. E, falando em vídeo, esse foi um dos maiores gols de sua pré-campanha online, divulgou o famoso vídeo de Cabral falando em inglês, neste momento já foi visto mais de 170 mil vezes.

 

Assim como Maia o ex-governador também possui Formspring mas peca pela velocidade em responder às perguntas, neste momento em que faço post a última resposta é de duas semanas atrás.

 

No Google vai mal, a primeira página é recheada de denúncias contra o ex-governador.

 

Marcelo Crivella (PRB)

Site do Crivella O senador Marcel Crivella do PRB e pré-candidato a reeleição provavelmente chamou seu sobrinho de 15 anos para cuidar de sua imagem online. Possui um site estático, não é dos piores, mas é fraco, informação demais. Possui Twitter mas pouquíssimo atualizado e um blog na plataforma gratuita do WordPress… podia ser melhor.

 

Para piorar a situação quando se procurar por Crivella no Google na primeira página se encontra link para o blog Crivella Não cuja última atualização foi em 2004, na campanha para prefeito. Mas melhora se procurar por Marcelo Crivella.

 

 

Depois continuo comentando sobre o dos outros pré-candidatos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pré-Campanha Online no Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui