Praça Mauá é sede de evento internacional de arquitetura e urbanismo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Rio de Janeiro irá receber o Cidade = Universidade, seminário internacional de ensino de arquitetura e urbanismo, um dos maiores eventos do campo do mundo. O seminário, que ocorre entre os dias 19 e 21 de julho, no Museu do Amanhã e no Auditório do Mar, é gratuito e contará com a presença de grandes nomes da área como o arquiteto e professor argentino Jorge Moscato, responsável pela revitalização do Puerto Madero, em Buenos Aires, e João Pedro Backheuser, responsável pelo projeto da Orla Conde e da Praça Mauá, na região portuária do Rio de Janeiro.

Sob o slogan “A cidade é a melhor sala para o futuro”, o evento promete debater o presente e o futuro da formação dos arquitetos e urbanistas perante os desafios do século 21 no Brasil e em diferentes partes do mundo. Para participar é necessário somente se registrar no site. Embora as inscrições para todas as mesas e palestras tenham se esgotado em menos de 72 horas, ainda é possível se inscrever nas listas de espera de cada sessão ou nos nove roteiros arquitetônicos, divididos por experiências como Burle Marx, Reidy, Niemeyer Rio e Niterói, Lúcio Costa, entre outros.

Pao-do-OuvidorCada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no centro do Rio. Se você ainda não conhece, deveria conhecer. Passa no Paço.

As discussões irão tratar de alguns dos temas mais relevantes para a cidade contemporânea, como “mudanças climáticas e a adaptação das nossas cidades”, “o papel social do arquiteto e urbanista” e “mulheres e o ensino de Arquitetura e Urbanismo”. O evento promete explorar diversas narrativas da cidade. “O Cidade = Universidade irá promover um debate importante sobre o futuro do urbanismo ao comparar práticas de ensino no Brasil e no mundo. Além disso, o Seminário deverá ser o ponto inicial de uma cultura de turismo especializado em Arquitetura e Urbanismo, na única cidade do mundo a ter o título de Patrimônio da UNESCO como paisagem cultural urbana”, ressalta Carlos Eduardo Nunes-Ferreira, Diretor da ABEA e Pró-reitor de Graduação da Universidade Veiga de Almeida, que forma com Wanda Vilhena e Igor de Vetyemy, o trio de idealizadores do evento.

Advertisement

O Cidade = Universidade é inspirado, também, pela escolha do Rio de Janeiro como sede do Congresso da União Internacional de Arquitetos em 2020 (UIA 2020 RIO), o mais importante evento internacional de arquitetura e urbanismo, que já teve edições memoráveis em Barcelona e Seul. “Além da celebração dessas importantes conquistas recentes, o Seminário pretende se inserir na agenda de eventos ligados à candidatura recém-lançada da cidade do Rio de Janeiro a Capital Mundial da Arquitetura em 2020”, afirma o Professor Igor de Vetyemy, Diretor da ABEA e Coordenador de Cursos do IAB-RJ (Instituto de Arquitetos do Brasil). Wanda Vilhena, Diretora da ABEA e Vice-coordenadora de Extensão da FAU/UFRJ, completa que “é importante mostrarmos que o país ainda é um polo crítico e criador no campo de Arquitetura e Urbanismo, uma herança do prestígio que conquistou durante o Movimento Moderno”.

O seminário é uma iniciativa da ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo) em parceria com o CEAU (Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo), o CAU/RJ (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro) e diversas universidades, além de entidades internacionais como o DOCOMOMO (Comitê internacional para a Documentação e Preservação do Movimento Moderno), a ONU Habitat, por intermédio do instituto Niemeyer, e a Archiprix, a maior premiação mundial para projetos de estudantes de arquitetura e urbanismo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Praça Mauá é sede de evento internacional de arquitetura e urbanismo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui