Nem a patrimônio histórico de uma das áreas mais nobres da cidade, o bairro de Ipanema escapa do vandalismo e do desprezo pelos bens públicos. A vítima da vez, foi estátua feminina de bronze que representa A Glória. O monumento, instalado na movimentada Praça Nossa Senhora da Paz, no coração do bairro da Zona Sul, teve o braço arrancado pelos criminosos. Policiais da 14ª DP (Leblon) estão à frente da investigação.
Mas a depredação não parou por aí. Outro monumento, também localizado no aprazível espaço, foi igualmente vandalizado: a estátua em homenagem ao senador Pinheiro Machado, que teve duas hastes de sustentação furtadas. As obras foram retiradas por funcionários da Prefeitura do Rio para a realização dos reparos.
Moradores do bairro disseram ao Globo que os responsáveis pelo destruição do patrimônio da cidade seriam usuários de drogas que aterrorizam o bairro. Os viciados, segundo os relatos, teriam tentado furtar a estátua, não conseguido levaram o braço. O resto do monumento ficou caído no chão.
A Guarda Municipal (GM) foi acionada, nesta quarta-feira (28), e entrou em contato com a Gerência de Monumentos e Chafarizes, órgão subordinado à Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), recolheu as obras, que passarão por restauração, para depois serem recolocadas na Nossa Senhora da Paz.
A Secretaria Municipal de Conservação informou, por meio de nota, que o monumento ao senador Pinheiro Machado foi recolhido em bom estado, com os vândalos furtando as hastes de sustentação da sua base. “A estátua feminina que representava A Glória, que foi arrancada, foi removida pelas nossas equipes para restauração”, esclareceu o texto.
Leia a nota da secretaria, na íntegra:
“A Secretaria Municipal de Conservação, por meio da Gerência de Monumentos e Chafarizes, registrou o caso de vandalismo contra os monumentos da Praça Nossa Senhora da Paz na 14ªDP (Leblon). Os valores ainda estão sendo mensurados e as estátuas em fase de análise e diagnóstico para restauro. Foram roubadas as hastes que firmavam a estátua do senador Pinheiro Machado. Sendo assim, o monumento foi retirado em bom estado. A estátua feminina que representava A Glória, que foi arrancada, foi removida pelas nossas equipes para restauração. A Gerência lamenta profundamente os episódios de vandalismo contra o patrimônio público”, reproduziu o veículo.
E o prefeito quer gastar mais R$212 mil.pra fazer estátua de
O Vinícius de Moraes, né?
Tem necessidade? Não! O povo não respeita nem o que tá pronto. Lá vem mais desperdício de $ público!