Neste sábado (21/12), a Praça Santos Dumont, mais conhecida como Praça do Jockey, na Gávea, será palco de uma grande celebração natalina. Às 17h, a cantora lírica Juliana Sucupira se apresentará pela quarta vez com o tradicional Concerto de Natal, evento que já se tornou uma verdadeira tradição para o bairro. A apresentação, que contará com a participação de uma Orquestra e um Coral, promete encantar o público com um repertório de músicas típicas da época, em um cenário que mistura música clássica e a alegria do Natal.
A história de Juliana Sucupira com a Gávea ganhou notoriedade durante a pandemia, quando a cantora, que vive no bairro, decidiu cantar nas janelas de seu prédio para os vizinhos. Foram 105 dias consecutivos de performances, trazendo um pouco de alegria e consolo durante um período difícil. A ação fez com que Juliana fosse reconhecida e carinhosamente chamada de “a cantora das janelas”, transformando sua voz em uma presença de esperança para o bairro.
Em dezembro de 2021, a cantora cumpriu a promessa de levar sua música para a Praça Santos Dumont, realizando a primeira edição do Da Janela para a Praça, como forma de agradecer o apoio e carinho dos moradores. O evento foi um sucesso estrondoso, e a cada ano, Juliana tem levado o concerto para a praça, com a participação de músicos, coralistas e o apoio da comunidade local.
“A primeira edição foi um sucesso. Todo mundo veio, gente de outros bairros. Um evento público, aberto. É assim que queremos ocupar nossas praças, com música e cultura. Tivemos a primeira edição em 2021, depois na sequência 2022 e 2023. Tenho apoio dos comerciantes do bairro, eles fazem vaquinha para montar o espetáculo, já que é muito custo com som, aluguel de cadeira, músicos — são mais de 30 músicos. É um programa muito bonito. Já virou tradição da Gávea”, explica Juliana Sucupira, que que também canta todos sábados e domingos na missa da Igrejinha dos Mercadores, no Centro do Rio.
O concerto deste ano promete ser ainda mais especial, com a presença de mais de 30 músicos e uma estrutura completa para garantir o conforto do público. O evento, autorizado pela Prefeitura e com alvará de funcionamento, terá cobertura e cadeiras para o público e será gratuito.