Praça Xavier de Brito, na Tijuca, e Quinta da Boa Vista serão revitalizadas pela Prefeitura

Mutirões nos 2 locais são organizados pela Fundação Parques e Jardins (FPJ) e coordenados pelas Subprefeituras da Grande Tijuca e do Centro do Rio

Ações na Praça Xavier de Brito estão previstas para começar nos próximos dias - Foto: Ricardo Farias/Prefeitura do Rio

Depois do Passeio Público, reaberto ao público no último sábado (16/01), e do Campo de Santana, liberado para utilização desde 08/01, a Praça Xavier de Brito, na Tijuca, e a Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, ambos na Zona Norte do Rio de Janeiro, serão os próximos 2 locais a serem revitalizados pela Prefeitura da capital fluminense. Organizado pela Fundação Parques e Jardins (FPJ) e coordenado pelas Subprefeituras da Grande Tijuca e do Centro, os mutirões contam com a participação de várias secretarias.

A primeira vistoria na Praça Xavier de Brito foi realizada na última sexta-feira (15/01), onde foram constatados problemas de limpeza, conservação e manutenção das árvores e jardins. As ações para a revitalização do local estão previstas para começar nos próximos dias.

Já na Quinta da Boa Vista, equipes da Comlurb vêm realizando, desde a última semana, serviços de limpeza e roçada de grama. Outros locais já vistoriados pelas equipes da FPJ no mês de janeiro foram: Aterro do Flamengo, Parque Ary Barroso, Horto da Taquara, Praça Afonso Pena e Praça Roberto Campos, conhecida como Praça do Estácio.

As equipes da Fundação Parques e Jardins seguem percorrendo a cidade para dar continuidade ao trabalho de vistorias em parques e praças com o objetivo de identificar demandas e implementar ações imediatas para a recuperação desses locais. Desde o início do mês, os profissionais estão se dedicando à busca ativa dos problemas dos principais espaços verdes da cidade, que não receberam qualquer tipo de manutenção nos últimos meses. Segundo o presidente da FPJ, Fabiano Carnevale, todas as vistorias estão sendo realizadas com a finalidade de gerarem intervenções.

”Nos solidarizamos com o sentimentos dos moradores, pois são muitos parques e praças em estado de completo abandono e que precisam de nossos mutirões de serviços. A meta é atender todas as regiões da cidade e entregar esses espaços em boas condições de uso”, afirmou Carnevale.

Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. Já que estamos agora com um mutirão da Comlurb limpando a Quinta da Boa Vista, que tal adotarmos algumas medidas para melhorar o local e seu entorno ?

    Há um tempo atrás houve o plantio de uma muda de pau-brasil no local, o que é uma quantidade irrisória.

    Porém, melhor uma árvore de pé do que nada…

    É urgente, urgentíssimo, rearborizar completamente a Quinta da Boa Vista: faltam muitas árvores ao longo de seus jardins e caminhos, em volta dos lagos, próximo aos gradis, próximo aos portões de entrada do parque. É também é preciso plantar muito mais árvores no entorno da Quinta da Boa Vista. Todo aquele entorno é excessivamente quente. Poderiam construir, inclusive, uma ciclovia na calçada que circunda a Quinta da Boa Vista, com ligação com o Maracanã e a Tijuca.

    O que é aquela enorme área perto da passarela que liga o Maracanã à Quinta da Boa Vista – as Cocheiras do Imperador (aquele espaço que fica exatamente embaixo da entrada da passarela, ao lado do Maracanã) ? Aquela área também precisa ser muito melhorada e ser melhor aproveitada, pois deve ser anexada à Quinta, ou mesmo ao futuro Parque Glaziou no Maracanã. Por enquanto, é um espaço vazio: não serve para nada e para ninguém. É necessário arborizar também este local !

    Quando o pessoal da Fundação Parques e Jardins pensar que alguma área do Rio de Janeiro já está suficientemente bem arborizada, favor olhar outras áreas verdes ao redor do mundo (vide Internet as áreas verdes de Moscou, por exemplo…). Estas áreas precisam ser MUITO, MUITO, MUITO ARBORIZADAS, até porque somos um País Tropical, e devemos fazer jus a este título.

    Onde estão os flamboyants e outras árvores floríferas que realmente dão sombra ao local ? O que eu mais quero ver na Quinta são árvores repolhudas, floridas, como jacarandás, flamboyants, acácias, ipês de várias cores, paineiras, magnólias, jambeiros, espatodéias, abricós de macaco, das camélias e diversas outras árvores tão bonitas quanto estas – árvores que têm belíssimas copas e que efetivamente dão ótima sombra.

    Até porque, no Brasil, existem mais de seiscentas mil espécies de árvores e as árvores floríferas são muito belas e coloridas, e raramente são contempladas em projetos de paisagismo pela cidade.

    FPJ pode criar na Quinta um belo jardim só de árvores frutíferas, com algumas espécies brasileiras como o cajueiro, a pitangueira, a pereira, a videira, a jabuticabeira, a jaqueira, a mangueira, a macieira, a goiabeira, o limoeiro, o pessegueiro, como também pés de kiwi, de lichia, de acerola, de cerejas, etc…

    O parque precisa de muitos banheiros públicos / de muitos bebedouros (iguais àqueles de Nova York (em bronze pintado de verde-escuro) / de iluminação de categoria / de muitos bancos e de mobiliário urbano de primeira qualidade (quase não há bancos no local) – os idosos precisam se sentar adequadamente: não conseguem ficar estirados na grama do local, como a maioria das pessoas, pois o corpo não aguenta, além do calor enorme que faz no local.

    O Parque da Quinta da Boa Vista é muito bonito, mas continua muito acanhado. E como São Cristóvão agora está se modernizando, repleto de novos prédios, tanto de empresas como de novos moradores, é preciso aproveitar este momento propício para se captar recursos para reformar o local, inclusive a restauração do Museu da Quinta.

    Ou mesmo se fazer financiamentos coletivos para implementar estas melhorias na Quinta. Por que não se faz um crowd-funding para reformar áreas verdes da cidade ?

    Muitos cariocas se unem e se cotizam para bancar a vinda de artistas internacionais (nem sempre tão bons assim) para se apresentar no Rio de Janeiro, e o que realmente interessa para a melhoria da vida em nossa cidade – como a manutenção em ótimo estado de nossos espaços verdes – não tem o menor apelo popular.

    Estas medidas deveriam ser adotadas para melhorar nossa cidade como um todo: afinal, todos vivemos nesta cidade e temos obrigação de trabalhar para melhorá-la.

    Por melhor (ou não) que sejam os governantes (não entro neste mérito aqui), nós também temos que participar ativamente na manutenção de nossa cidade, como fazem os moradores das melhores e mais bem cuidadas cidades do mundo – participam ativamente de tudo o que diz respeito à administração da cidade onde vivem.

  2. A prefeitura deveria se preocupar, principalmente, em asfaltar as ruas da Cidade. Na Tijuca é ridícula a situação. É tanto remendo que parece que você está dirigindo nas ruas históricas de Paraty.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui