Praça Xavier de Brito (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (25/01), equipes da Fundação Parques e Jardins (FPJ) estiveram na Praça Xavier de Brito, na Tijuca, Zona Norte do Rio, realizando o plantio de 420 mudas de forração e dando continuidade ao replantio de diferentes espécies de árvores nos principais pontos da praça.

Na última semana, os servidores da Fundação realizaram a capina e a preparação da terra nos canteiros. No total, foram plantadas 300 mudas de Ixórias, 100 de Preomélias e 20 de Dracena Cordinile, arbustos apropriados para regiões de clima quente. Em relação às árvores, foram plantadas 14 espécies de Flamboyants, Alecrim de Campinas, Sibipiruna, Aldrago, Paineira, Pau Ferro, Ingá e Brinco de Índio, a maioria delas nativas da Mata Atlântica, de rápido crescimento e florescimento ornamental.

Praça Xavier de Brito (Foto: Divulgação)

O presidente da FPJ, Fabiano Carnevale, explica que, atendendo aos inúmeros pedidos dos moradores da região, faltam serem plantadas três árvores no parquinho da praça. O plantio acontecerá ainda esta semana.

Essa revitalização que estamos realizando aqui na Xavier de Brito também vai acontecer em outras praças da cidade, especialmente nas comunidades carentes de espaços verdes e áreas de lazer“, destaca.

Desde o último dia 20, a Praça Xavier de Brito recebe um mutirão de serviços coordenado pela Subprefeitura da Grande Tijuca. Além da limpeza do local, a força-tarefa consertou os alambrados do parquinho infantil, realizou o desentupimento de bueiros e galerias, a poda alta de árvores, reparos nas estruturas de concreto, entre outros serviços.

4 COMENTÁRIOS

  1. Com toda certeza, nosso querido Eduardo Paes, em tão poucos dias de administração, tem mostrado a que veio… Paes realmente ama nossa cidade, e tudo faz para mantê-la da melhor maneira possível.

    Parabéns por esta iniciativa de revitalizar todas as praças da cidade, e de fazer uma arborização mais abundante e de qualidade. Em todas as cidades evoluídas pelo mundo, dá-se uma enorme importância a suas áreas verdes, pois elas melhoram significativamente a qualidade de vida de seus moradores.

    Estas árvores Aldrago dão belíssimas flores amarelas, e poderiam ser plantadas na pracinha da Pira Olímpica, em frente à Candelária, onde todas as árvores morreram, e a Pira também – ambas: a praça e a Pira, completamente abandonadas e desqualificadas.

    Até que enfim FPJ fez um replantio de respeito na Xavier de Brito, com quatrocentas novas mudas e dezessete árvores.

    Vamos torcer para quando chegar na Praça Afonso Pela este entusiasmo continue…

  2. Parabéns à Fundação Parques e Jardins e principalmente à Sub Prefeitura da Tijuca e que continue o bom trabalho no bairro, principalmente com poda das árvores para ajudar na iluminação das vias à noite.
    Por favor não esqueçam do Parcão ao lado do Teatro Ziembinsky que está abandonado e a área está sendo ocupada por usuários de drogas. Obrigado.

  3. Muito legal ver ações para cuidar das praças do Rio. Isso faz MUITA diferença na cidade. Melhora a qualidade de vida, valoriza a região e mais mil coisas.

  4. Finalmente a Praça Xavier de Brito recebe alguma atenção! É um belo logradouro, que já teve show de Marionetes ao estilo francês aos domingos, não faz muito tempo. As árvores estavam cheias de parasitas, e sem poda. Espero que a manutenção desses serviços seja mantida durante a atual gestão…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui