Praia da Bandeira, na Ilha do Governador, amanhece com enorme mancha de óleo

Segundo o movimento ambiental, Baía Viva, diversas regiões do entorno da Praia da Bandeira, como a Praia da Engenhoca, tem registrado vazamentos de detritos nas últimas semanas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Praia da Bandeira (Foto: Facebook Ilha Notícias)

Moradores da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, foram surpreendidos na manhã de quinta-feira (20/01) com uma enorme mancha de óleo que atingiu um trecho da Praia da Bandeira. A informação foi divulga pelo página Ilhas Notícias e confirmada pelo DIÁRIO DO RIO. Segundo o movimento ambiental, Baía Viva, diversas regiões do entorno da Praia da Bandeira, como a Praia da Engenhoca, tem registrado vazamentos de detritos nas últimas semanas.

A organização aponta que grandes empresas situadas nesta região, como o terminal da Ilha D’Água da Transpetro/Petrobras e as 2 fábricas da Cosan/Moove, na área da Ribeira, são responsáveis pelo vazamento de óleo no mar da Baía de Guanabara, o que é Crime Ambiental tipificado na Lei Federal nº 9605/1997. 

Veja o vazamento no vídeo abaixo:

Em contato com a reportagem do DIÁRIO DO RIO, o Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA) informou “vistoriou a região da Baía de Guanabara, percorrendo as praias da Ilha do Governador, até a foz do Rio Iguaçu. No trecho das praias da Ilha do Governador, não foi observado o mesmo cenário do dia de anterior, quando identificamos mancha órfã em direção à Praia da Bandeira”. 

Em nota, a Transpreto afirmou que “foi acionada pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA/RJ) e disponibilizou recursos para atendimento à contingência (mão de obra e equipamentos).  

Advertisement

Ainda segundo o comunicado, “equipes da Transpetro recolheram amostras do óleo para análise laboratorial e foi atestado que ele não é compatível com os produtos movimentados no terminal. Os resultados dessa análise, a fim de identificar a composição da mancha, serão enviados ao INEA/RJ. A companhia realizou, ainda, vistoria nas instalações do terminal, nos píeres e nos navios em operação e inspeção nas imediações, comprovando que a mancha não teve origem em suas operações”.  

A Cosan afirmou que incidente não tem relação com as operações da companhia na região. A empresa informa ainda que suas atividades atendem às exigências dos órgãos ambientais e regulatórios, além de ter como parte da sua cultura o gerenciamento dos aspectos ambientais de sua operação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Praia da Bandeira, na Ilha do Governador, amanhece com enorme mancha de óleo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui