Praia da Urca recebe mutirão de limpeza neste sábado

Ação será comandada pelo projeto de extensão da Unirio ''Enactus'' e contará com membros, discentes e voluntários, além de estar aberta para participação da sociedade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa da Praia da Urca, na Zona Sul carioca - Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

Neste sábado (02/04), a Praia da Urca, na Zona Sul do Rio de Janeiro, recebe um mutirão de limpeza de sua orla com objetivo de gerar consciência coletiva e impacto na questão da preservação ambiental.

A ação, que será comandada pelo projeto de extensão da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) ”Enactus”, contará com membros, discentes e voluntários, além de estar aberta para participação da sociedade. A previsão de duração será de cerca de 4 horas, entre a coleta de resíduos e destinação a um centro de descarte.

É importante ressaltar que haverá um determinado local na região, ainda a ser definido, que será um posto de referência durante todo o evento. Cada voluntário recebrá um kit com água, sacola para descarte e as devidas instruções para realizar a separação de resíduos com segurança.

Após a recepção dos inscritos, haverá uma breve palestra anunciando a importância da ação. Em seguida, será realizado um comunicado a todos informando os procedimentos a serem realizados e da forma que devem ser feitos, com o intuito de garantir a segurança e a integridade de todos. Este será o maior momento de troca, informações e dúvidas entre os voluntários e a equipe Enactus UniRio responsável pelo evento.

Advertisement

Com todos cientes e sanadas todas as dúvidas, os voluntários serão divididos em grupos com pelo menos 1 responsável Enactus. Cada equipe ficará alocada para realizar a ação em setores, que serão áreas da orla que foram previamente definidas e mapeadas pela equipe para realizar a ação. Os voluntários e os grupos com cada setor definido sairão ordenamente para a ação.

A todo momento haverá pelo menos 1 membro da equipe no posto de referência. Caso seja identificado que a praia está em situação mais complexa que demande um esforço extra, os grupos poderão ser subdivididos em 2 subgrupos com revezamento no posto de referência.

Após a separação, todos os grupos deverão concentrar os resíduos coletados no nosso posto de referência. A partir desse momento, a nossa equipe ficará responsável pela logística de destinação dos resíduos em uma empresa de coleta seletiva especializada.

Por fim, haverá uma breve cerimônia de encerramento em agradecimento a todos os voluntários e registrando o momento para divulgação posterior.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Praia da Urca recebe mutirão de limpeza neste sábado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui