Praia de Copacabana ganha megapintura simbolizando a ‘maior corrente humana do mundo’

Morro do Zinco, no Estácio, também ganhou a sua. Intervenção faz parte do Beyond Walls, projeto do artista francês Saype que vai desenhar mãos entrelaçadas em 30 cidades nos cinco continentes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Beyond Walls em Copacabana (Foto: Reprodução Instagram Saype)

A Praia de Copacabana recebeu uma megapintura de duas mãos entrelaçadas do artista francês Guillaume Legros, de 33 anos, o Saype. A obra, segundo o próprio pintor, faz parte da  “maior corrente humana do mundo”, que já foi realizada em 30 cidades nos cinco continentes.

O Rio de Janeiro é a 15ª etapa do Beyond Walls, como Saype batizou o projeto. Na semana passada, o francês desenhou no Posto 2 de Copacabana e no Morro do Zinco, no Estácio, na região central da cidade.

press 06 Praia de Copacabana ganha megapintura simbolizando a 'maior corrente humana do mundo'
Saype no Morro do Zinco — Foto: Saype

As tintas que o francês usa são biodegradáveis, à base de carvão vegetal e giz, e se esvaem rápido, não prejudicando, portanto, o meio ambiente.

“Impactar as pessoas, sem impactar a natureza”, diz Saype.

Além de pesquisas ambientais com os pigmentos que são usados, o artista realiza estudos de solo, fauna e flora antes de pintar, durante e até três anos depois, para se ter uma imagem do impacto ambiental. Os pigmentos são enviados várias vezes para análises na França e em Miami.

O objetivo dessa volta ao mundo em 30 cidades é gerar um movimento social de bondade e solidariedade e mostrar que os grandes desafios sociais e ambientais dependem de uma ação conjunta – representada pela imagem das mãos entrelaçadas.

A arte em Copacabana tem conexão com outra obra produzida em uma das praias da República de Benin, pequeno país localizado na África ocidental.

Segundo Saype, de Benin partiram milhões de pessoas que foram levadas escravizadas em porões de navios. Muitas desembarcaram no Rio.

Além do Rio, a intervenção também será feita em Brumadinho (MG), onde uma barragem se rompeu em 2019, levando um mar de lama, destruição e mortes à região.

A pintura será feita no campo de futebol que foi usado como local de pouso do Corpo de Bombeiros para o resgate dos corpos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Praia de Copacabana ganha megapintura simbolizando a 'maior corrente humana do mundo'

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui