Praia de Copacabana será a primeira com marcação de lugar por aplicativo

O uso dos espaços será gratuito para a população. A data de início do projeto ainda não foi divulgada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Praia de Copacabana Foto: Reprodução/TV Globo

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que a primeira praia a testar o sistema de marcação de lugares através de aplicativo será a de Copacabana, apenas de segunda a sexta-feira, quando há um fluxo menor de pessoas. O anúncio do local escolhido como “projeto piloto” foi feito em uma live, na noite desta segunda-feira (10/08). A reserva por um lugar na orla será feita por um aplicativo já havia sido anunciada.  Segundo as informações da prefeitura isso vai garantir o distanciamento e evitar aglomerações durante a pandemia do coronavírus.

A ideia é fazer marcações de espaços na praia com fitas. Entre esses espaços reservados haverá corredores para o acesso dos banhistas e de vendedores ambulantes.De acordo com a proposta, 30% dos quadrantes seriam disponibilizados de graça via aplicativo, pelas empresas parceiras. Os outros 70%, detalhou o superintendente, estariam na praia para as pessoas ocuparem “por ordem de chegada“.

Durante a inauguração de novos equipamentos do Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho (CCZ), em Santa Cruz, na Zona Oeste, na manhã desta terça-feira (11/08), o prefeito voltou a explicar como vai funcionar a reserva.

Quem chegar primeiro vai ocupar os lugares. Quem não puder, tiver outras razões para isso, pode marcar via aplicativo. O percentual (30%) também vai ser para essas pessoas, assim como para idosos e deficientes, que não podem ficar na fila. A nossa ideia é que fique melhor do que está hoje. Hoje é aglomeração e sem máscara, e isso não é bom

Advertisement

Crivella explicou que o desenvolvimento do aplicativo para as reservas, a organização da demarcação na areia e o fornecimento dos materiais necessários ficarão a cargo da iniciativa privada. O uso dos espaços pela população será gratuito. A data de implementação do projeto ainda não foi divulgada.
Atualmente, a permanência de pessoas na praia está proibida. Há 11 dias, Crivella liberou o banho de mar no Rio, mas manteve vetada a ocupação das areias. Apesar disso, houveram registros de pessoas desrespeitando a proibição e utilizando a faixa de areia. Também está permitida a prática de alguns esportes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Praia de Copacabana será a primeira com marcação de lugar por aplicativo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui