Praia de Copacabana terá Mutirão de Limpeza

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

Neste sábado, dia 21/09, o Instituto Aqualung em parceria com a BR Marinas promove a 11º edição do “Mutirão de Limpeza”, uma ação do que vai reunir jovens, crianças e adultos numa grande gincana ecológica de coleta de lixo na Praia de Copacabana – em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza da Terra. Após a coleta, todos os resíduos são pesados e separados para o correto descarte, por meio de cooperativas de reciclagem.

A ação faz parte do Projeto Tatuí de Educação Ambiental e Limpeza de Praias, que, desde 2009, tem foco na educação ambiental e na conscientização do correto descarte de resíduos como guimba de cigarro, tampinhas, canudinhos entre outros. Cerca de 10 mil pessoas já participaram do projeto, que, anualmente, recolhe meia tonelada de lixo em suas ações.

Antes do evento na praia, é realizado um ciclo de palestras de educação ambiental ministradas nas escolas e instituições inscritas no Projeto Tatuí. A parte prática, no dia do mutirão, envolve também os banhistas no entorno, pois são distribuídos materiais para que eles participem de forma ativa da coleta.

Aos estudantes que obtiverem o melhor resultado de peso coletado, estes são premiados com um pingente de ouro no formato de um tatuí.

Advertisement

Segundo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), em parceria com o Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida), mais de 95% do lixo encontrado nas praias brasileiras é composto por itens feitos de plástico.

Estimativas apontam que aproximadamente 100 mil animais marinhos morrem anualmente vítimas do lixo que é jogado na praia – um saco plástico à deriva no mar é facilmente confundido com uma água-viva, componente alimentar de várias espécies de tartarugas-marinhas, por exemplo.

Quem quiser participar com a camiseta oficial do evento, basta fazer a inscrição pelo site.

SERVIÇO:
Mutirão da limpeza
21 de setembro – Praia de Copacabana
Av. Atlântica, 2600
Das 9h às 12h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Praia de Copacabana terá Mutirão de Limpeza
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui