Praia do Sossego, em Niterói, recebe Bandeira Azul

Um dos principais paraísos ecológicos de Niterói, a Praia do Sossego recebeu o título de Bandeira Azul

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Leonardo Simplicio

Um dos principais paraísos ecológicos de Niterói, a Praia do Sossego recebeu o título de Bandeira Azul, programa credenciado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e (Unesco). O selo foi entregue na sexta-feira (19/11), ao prefeito de Niterói, Axel Grael, e ao secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson, no gabinete do prefeito. Além da Praia do Sossego, no Rio de Janeiro mais 2 praias tem a Bandeira Azul, a do Peró, em Cabo Frio, e Prainha, na capital.

Axel Grael, destacou que a Praia do Sossego é a primeira da cidade com esse certificado internacional que tem como objetivo dar visibilidade para praias que cumpram uma série de conceitos de acessibilidade e sustentabilidade e que estejam preparadas para o ecoturismo.

Niterói recebeu hoje a Bandeira Azul que vai passar a flamular na praia do Sossego.  É uma forma de reconhecer o investimento que a Prefeitura de Niterói fez naquela região e que está fazendo na orla como um todo na nossa cidade”, disse o prefeito.

O prefeito reiterou ainda que existe uma agenda de investimentos na orla que vai qualificar e fazer com que todo o potencial paisagístico e ecológico da cidade seja cada vez melhor aproveitado, atraindo cada vez mais turistas.  

Advertisement

A Bandeira Azul é a maior premiação internacional global já dedicada à certificação de gestão de praias, marinas e embarcações de turismo que possuam um elevado grau de gestão ambiental e preservação do ecossistema como um todo, incluindo marítimo e da Mata Atlântica que esteja no entorno. A praia que fica entre Piratininga e Camboinhas foi classificada por um júri internacional concorrendo com mais 22 praias brasileiras.

O prêmio é conferido aos candidatos, pelo Instituto em Rede, uma organização não-governamental, que entre outras coisas, tem como objetivo preservar ecossistemas naturais, sítios de valor histórico e cultural.

 “A certificação da Praia do Sossego com o prêmio de Bandeira Azul é extremamente relevante para o fomento ao turismo, ao compromisso da gestão ambiental, ao comprometimento da população na manutenção da qualidade ambiental do local e à acessibilidade que foi ofertada às pessoas. Este certificado não reflete só na Praia do Sossego e sim em diferentes segmentos que circundam a prática de se ir a uma praia certificada. Importante para o turismo e para toda a rede de comércio que engloba o segmento”, afirmou o secretário Rafael Robertson. O secretário reforçou ainda que é primordial o avanço dos trabalhos de educação ambiental.

Todas as melhorias e obras de infraestrutura foram realizadas com o objetivo de aprimorar a gestão do local e facilitar o acesso de visitantes de forma sustentável, independentemente de o município ter concorrido à Bandeira Azul. No local, foram instaladas ducha, banheiro e lava-pés, além de intervenções para a infraestrutura turística, acessibilidade e enriquecimento ambiental, como a escada de pedra (bioconstrução) de acesso à praia com guarda-corpo e áreas de descanso, mirantes de contemplação acessível a cadeirantes e sistema de infraestrutura verde com jardins de chuva como forma de manejo de águas pluviais.

O programa Bandeira Azul tem muito orgulho de ter a sua primeira praia no município de Niterói. Isso será muito importante para a comunidade ter esse senso de pertencimento e reconhecimento pelas ações que foram realizadas pelo município e fazer parte dessa grande família global para que todos possam usufruir de forma segura e preservar“, salientou Leana Bernardi, coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul.

Plataforma de Monitoramento

Na última terça-feira (16/11), a Praia do Sossego recebeu a plataforma Coast Snap, uma metodologia de monitoramento participativo, que consiste em utilizar fotos tiradas sempre de um mesmo local para monitorar as praias arenosas. Para funcionar, basta acoplar o celular no suporte de apoio fixo instalado na praia.

Após fazer a imagem, o visitante ou banhista deve publicar a foto em suas redes sociais (Instagram ou Facebook) com a hashtag #CoastSnapSossegoRJ. Após isso, a equipe do projeto, formada por um grupo de geógrafos de universidades do Rio e de Niterói, encontra todas as fotos nas redes e realiza as análises.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Praia do Sossego, em Niterói, recebe Bandeira Azul
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui