Prática esportiva com D.N.A. carioca, Altinho agora é patrimônio cultural do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

Febre nas praias do Rio, o altinho é uma das modalidades esportivas com a marca do carioca, o altinho é agora Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro. A chancela ao esporte foi conferida por meio da Lei nº 6711/2020, de autoria do vereador licenciado Felipe Michel (PSDB).

A prática, uma das atividades físicas mais saudáveis e democráticas, é praticado à beira-mar por crianças e adultos. Um dos aspectos mais interessante desse jogo é a existência de poucas regras, não sendo permitido apenas usar as mãos. O objetivo é não deixar a bola cair no chão e para mantê-la no ar, vale usar a cabeça, os pés, as coxas e o peito. E não precisa de muito para começar a jogar, bastam duas pessoas e uma bola.

O autor da legislação destaca que, assim que o altinho começou a se popularizar pelas praias e aparecer em jornais e revistas, também aumentou a quantidade de praticantes.

As meninas estão entre as mais entusiasmadas. Deixaram o preconceito de lado e hoje muitas delas conseguem brincar tranquilamente no meio de vários homens sem fazer feio“, acrescenta Felipe Michel.

Advertisement

A lei está em vigor desde janeiro e estabelece que o Poder Executivo, através de seus órgãos competentes, apoiará as iniciativas que visem à valorização e divulgação deste esporte, bem como suas competições ou demonstrações nas praias da cidade. Made in Rio, a modalidade já está se alastrando pelas praias do Brasil!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prática esportiva com D.N.A. carioca, Altinho agora é patrimônio cultural do Rio
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Olha sinceramente não sei o que torna esse costume desrespeitoso em “Patrimônio Cultural” a última vez que fui a praia com meu filho de 2 anos mal consegui chegar na água. Tentando protegê-lo de boladas…

    Favoreceram adolescentes e adultos….que não tem noção nenhuma que a praia é pra todos. Ninguém chuta devagar!

    Como levar as crianças???

  2. É muita falta do que fazer desse vereador.
    Esse altinho é um perigo para todos que frequentam as praias pois levam bolada na cara, nas pernas etc e os jogadores não respeitam nada, nem crianças, velhos e os horários.
    Esse Rio de Janeiro inventa moda só para atrapalhar o sossego de quem quer curtir uma praia tranquilo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui