Pré-candidata a prefeita de Witzel é afastada do TRE-RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Juíza Glória Heloíza Lima da Silva, recentemente nomeada desembargadora no Tribunal Regional Eleitoral Foto: Divulgação/TJRJ

Notícias diziam que o governador Wilson Witzel (PSC) gostaria de ver a desembargadora do TRE, Gloria Heloiza da Silva, como pré-candidata a prefeita do Rio em 2020 pelo PSC. A magistrada nunca deu nenhum depoimento público sobre o assunto, mas na terça-feira, 21/1, por unanimidade, o Colegiado do TRE-RJ afastou, na sessão plenária desta terça-feira (21), a afastou funções eleitorais, devido a sua possível candidatura à Prefeitura do Rio de Janeiro A desembargadora eleitoral, que ocupa a vaga de membro substituto desde maio de 2019, terá 15 dias para se manifestar, contados da intimação. Após esse prazo, a Corte se reunirá para deliberar sobre eventual instauração de processo administrativo disciplinar.

Desde novembro de 2019, quando começaram os boatos sobre a possível candidatura de Gloria, por decisão do Plenário do TRE-RJ, ela foi impedida de participar de eventos institucionais e as notícias no site do TRE-RJ em que ela era mencionada foram excluídas, com o objetivo de não exaltar a sua imagem.

A decisão desta segunda-feira foi motivada por pedido de providências da Procuradoria Regional Eleitoral, tendo em vista que a imprensa continuou a tratá-la como potencial candidata, “inclusive passando a figurar em pesquisas de intenção de voto“, conforme redigiu o presidente do TRE-RJ, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira. “A situação é muito grave e foi acentuada  porque em momento algum ela se dirigiu aos veículos para desmentir o seu interesse em concorrer“, afirmou o presidente do Tribunal. “A questão coloca em risco a credibilidade da Justiça Eleitoral fluminense, pela absoluta incompatibilidade entre os papéis de magistrado eleitoral e candidato. Aquele que arbitra a disputa não pode dela participar ou mesmo flertar com essa possibilidade“, complementou.

O Plenário decidiu ainda oficiar ao governador Wilson Witzel e ao diretório regional do Partido Social Cristão (PSC) para que esclareçam se há tratativas em relação à pretensa candidatura da magistrada.  

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pré-candidata a prefeita de Witzel é afastada do TRE-RJ
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Diante do bom governo que Witzel tem feito, confio em suas escolhas para alianças, sendo ela ou não. Seria muito bom uma prefeitura e governo alinhados em prol do povo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui