Prédio do antigo Convento do Carmo, no Centro, vira centro cultural

O imóvel também foi a casa da rainha de Portugal, D. Maria I. O centro cultural deve começar a receber visitantes ainda neste semestre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Convento do Carmo, no Centro do Rio - Foto: Reprodução

Localizado no centro do Rio de Janeiro, na Praça XV, o prédio do antigo Convento do Carmo, construído no fim do século XVI, passou por uma restauração e foi reinaugurado nesta quinta-feira, pelo governador Cláudio Castro e pelo procurador-geral do estado, Bruno Dubeux, e transformado num centro cultural.

A primeira mostra de artes plásticas de artistas brasileiros no lugar, que ganhou biblioteca, salão de exposições e um bistrô, está prevista para maio. Já as dezenas de peças encontradas — como louças francesas e inglesas, garrafas de vinho, talheres de prata, moedas, pentes, cachimbos e muitos fragmentos de cerâmica — farão parte de uma exposição permanente, com estreia prevista ainda para este semestre.

Além da destinação cultural, o lugar vai abrigar as salas de aula da Escola Superior de Advocacia Pública (Esap) e o Centro de Estudos Jurídicos (Cejur).

A construção é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e as obras buscaram restaurar o estilo original da arquitetura e revelar vestígios da passagem da família real portuguesa pelo Brasil.

O imóvel ganhou fama com a chegada ao Brasil de D. João VI e sua mãe, a rainha de Portugal, D. Maria I. Em 1808, ele deixou de ser usado pelos carmelitas e foi ocupado por D. Maria I até sua morte, em 1816.

Ao longo dos séculos XIX e XX, o imóvel teve diversos usos. Foi sede de diversas instituições como o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), a Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro, a Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro e parte da Universidade Cândido Mendes. Em 1950, sob risco de demolição, iniciou-se o processo de tombamento federal do prédio, concluído em 1964.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prédio do antigo Convento do Carmo, no Centro, vira centro cultural
lapa dos mercadores 2024 Prédio do antigo Convento do Carmo, no Centro, vira centro cultural

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui