Prédio do CCBB, no Centro do Rio, passará por uma grande reforma com duração estimada de dois anos

As obras de intervenção estão programadas para iniciar em outubro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada do CCBB - Foto: Reprodução

O edifício que abriga há 35 anos o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Candelária, no Centro do Rio, está prestes a passar por uma grande reforma. O prédio, que desde 1989 é sede do CCBB, será submetido a intervenções nas estruturas e na fachada.

Inaugurado em 1906 como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, o imóvel inicialmente servia como local de pregão da Bolsa de Fundos Públicos, uma precursora da Bolsa de Valores. Na década de 1920, o edifício foi adquirido pelo Banco do Brasil, mantendo sua função voltada para o setor financeiro.

No final dos anos 1980, o Banco do Brasil transformou o prédio em um centro cultural, convertendo-o para atividades e exposições. Desde então, o CCBB se tornou a instituição cultural mais visitada do Brasil e ocupa a 20ª posição no ranking mundial.

As obras de intervenção estão programadas para iniciar em outubro e têm previsão de duração de dois anos. O projeto inclui a recuperação de 234 janelas e 14 portas, além da revitalização dos oito mil metros quadrados do imóvel. A reforma foi autorizada após uma rigorosa análise do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), garantindo a preservação do valor histórico e arquitetônico do edifício tombado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prédio do CCBB, no Centro do Rio, passará por uma grande reforma com duração estimada de dois anos
lapa dos mercadores 2024 Prédio do CCBB, no Centro do Rio, passará por uma grande reforma com duração estimada de dois anos

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui