Prédio do Ministério da Fazenda, no Centro do Rio, pode virar complexo gastronômico

A ideia de empresários estimulados pelo projeto "Reviver Centro" é ocupar o histórico imóvel com restaurantes e cafeterias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

O imponente prédio que já abrigou o Ministério da Fazenda, na Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro do Rio, pode ter o seu andar térreo – composto de um imenso átrio e salões com pé direito alto – transformado em um requintado complexo gastronômico a exemplo dos que existem em diversas grandes capitais do mundo.

A iniciativa de reativar parte do edifício, que hoje se encontra subutilizado, partiu de empresários que de olho no projeto da prefeitura chamado “Reviver Centro“, de revitalização da região Central do Rio. O projeto busca recuperar a vitalidade da região central carioca por meio de incentivos ao uso residencial e misto, com habitação, comércio e serviços, por meio da transformação de uso de imóveis vazios ou parcialmente inutilizados, para moradias. A ideia do grupo de investidores que estaria interessado na operação do imóvel e que pretendem visitar o espaço ainda neste mês, é ocupar o local com restaurantes e cafeterias.

O Centro do Rio tem tido boas notícias, como a ocupação do histórico prédio das antigas Casas Franklin, na Avenida Passos, pela badalada loja de artigos para festas Vivian Festas; também têm sido licenciadas diversas conversões de edifícios comerciais em residenciais, assim como construções de prédios residenciais novos, em localizações tão diversas quanto a Presidente Vargas, a rua do Acre e a rua do Passeio.

Um revival do estilo neoclássico construído na era moderna, o prédio do Ministério da Fazenda foi inaugurado em 1943. Seu pórtico principal é de mármore brasileiro. As colunas de quase dez metros de altura; os tocheiros de bronze e os vasos de ferro fundido e granito da entrada, com cerca de dez toneladas, dão uma mostra da grandiosidade do projeto. O interior abrigou o Museu da Fazenda Federal e um salão em estilo francês, com lustres de prata e cristal. No terraço com vista para o Centro e a Baía de Guanabara, há estátuas de temáticas indígenas e painéis de mosaico das regiões brasileiras.

Advertisement

Em 1997, o prédio foi reconhecido como patrimônio cultural pela prefeitura. Já em 2005, todo o conjunto arquitetônico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio histórico e Artístico Nacional (Iphan). O imóvel está passando por uma grande reforma de fachada no momento.

Apelo por venda do prédio

No ano passado, o secretário de Planejamento Urbano do Rio, Washington Fajardo fez um apelo ao ministro da economia, Paulo Guedes, para que vendesse o prédio do Ministério da Fazenda.

Na ocasião, o chefe da pasta falou em transformar o espaço em um local de hospedagem.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prédio do Ministério da Fazenda, no Centro do Rio, pode virar complexo gastronômico
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Deveriam fazer isso também com a estação de trem da Leopoldina prédio bonito antigo ótimo para restaurar e tornar um shopping ou tb um polo gastronómico

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui