Prefeito de Niterói é alvo de buscas em operação sobre supostos desvios de recursos públicos

Além de Rodrigo Neves, cineasta René Sampaio, dono de uma produtora de filmes, também foi alvo de mandado de busca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira, 16/12, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, foi alvo de mandado de busca e apreensão em operação da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF). O cineasta René Sampaio, diretor do Filme Faroeste Caboclo e dono de uma produtora de filmes que teria um contrato com a prefeitura de Niterói, também foi alvo da operação.

Desdobramento da operação Lava-Jato, a ação mira irregularidades nas obras do BRT Transoceânica Charitas-Engenho do Mato e em contratos de publicidade efetuados pela Prefeitura de Niterói. O corredor de transporte liga os bairros do Centro à Zona Sul de Niterói. A estimativa é que a obra ficou R$ 34 milhões mais cara do que o previsto.

De acordo com o MPF, a investigação aponta indícios de pagamento de propina a conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ).

A Prefeitura de Niterói se pronunciou através de uma nota oficial

Advertisement

“Em relação à absurda ação de busca e apreensão realizada nesta manhã (16.12), o prefeito Rodrigo Neves esclarece que nunca foi ouvido ou convidado a prestar qualquer esclarecimento sobre quaisquer assuntos.

Nenhum objeto de valor foi apreendido, apenas o seu celular pessoal. O prefeito não possui automóvel ou objeto de valor. Apesar de não ter informações sobre do que se trata a ação, o prefeito esclarece que a Transoceânica e o túnel Charitas Cafubá foram concluídos há tempos, cumprindo o planejamento da obra e melhoraram muito a qualidade de vida dos niteroienses.

A prestação de contas detalhada foi concluída e aprovada por órgãos de acompanhamento e financiamento, como a Caixa Econômica Federal.

O objetivo da ação sobre fatos ocorridos há muitos anos, sem que o prefeito jamais tenha sido ouvido, tem o claro objetivo de desgastar a administração e o prefeito que tem aprovação de mais de 85% da população e cujo sucessor obteve vitória retumbante no primeiro turno com 62% a 9%.

O prefeito repudia a utilização de aparato do Estado com a polícia para ações de perseguição política.

A administração de Rodrigo Neves assumiu em 2013 com dívidas superiores a 500 milhões de reais e vai entregar nos próximos dias à Prefeitura com mais de 700 milhões de reais em conta disponíveis.

Quando assumiu, o Fundo Municipal de Previdência tinha 12 milhões de reais e, hoje, tem mais de 740 milhões de reais. Como todos os processos da Prefeitura de Niterói, todas as informações sobre a obra estão disponíveis no Portal de Transparência. O planejamento e a execução da obra foram feitos com custo menor do que todos os projetos similares, no Brasil e na América do Sul.

Trata-se de uma ação abusiva, típica de regimes autoritários, cujo objetivo político, a poucos dias do encerramento do seu mandato, tem o evidente interesse de desgastar a imagem de uma administração e um prefeito amplamente aprovados pela população de Niterói e reconhecidos pela qualidade e transparência da gestão no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeito de Niterói é alvo de buscas em operação sobre supostos desvios de recursos públicos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui