Prefeito em exercício decreta que ‘Estrada Bispo Daniel Malafaia’ volte a se chamar Cabuçu

Jorge Felippe promoveu a mudança, que já saiu no Diário Oficial. Uma outra via da cidade deverá levar o nome de Daniel, primo de Silas Malafaia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
A movimentada Estrada do Cabuçu

O prefeito em exercício da cidade do Rio de Janeiro, Jorge Felippe (Democratas) revogou um decreto, do último dia 17/12, no qual Marcelo Crivella mudou o nome da Estrada do Cabuçu, em Campo Grande, para Estrada Bispo Daniel Malafaia. Com isso, a Estrada volta a ter o nome que tinha antes da decisão de Crivella: Cabuçu.

O novo decreto, emitido por Jorge Felippe, deixa a cargo da Secretaria Municipal de Urbanismo escolher outra via na cidade que esteja apta a receber o nome de Daniel Malafaia.

WhatsApp Image 2020 12 28 at 14.25.44 Prefeito em exercício decreta que ‘Estrada Bispo Daniel Malafaia’ volte a se chamar Cabuçu

O prefeito eleito Eduardo Paes chegou a dizer que ira fazer essa revogação assim que assumisse as funções da Prefeitura, em janeiro de 2021.

A decisão de Crivella, semanas atrás, incomodou muitas pessoas, que disseram que o nome Cabuçu tem todo um significado e simbolismo histórico para o bairro de Campo Grande, na Zona Oeste da cidade do Rio.

Advertisement

“A troca do nome da Estrada do Cabuçu, para mim, afeta muito menos por ter sido pelo nome de um pastor: é sobre desfigurar a identidade do bairro. A história da fazenda do Cabuçu tem ligações com a formação econômica e social de Campo Grande. Não apaguem as histórias suburbanas! Crivella decidiu passar por cima da história local de Campo Grande e mudou o nome da histórica Estrada do Cabuçu para Estrada Bispo Daniel Malafaia. Que isso seja revertido pela próxima gestão, em respeito à história de Campo Grande”, disse Victor Almeida, historiador, especialista em subúrbios cariocas e candidato a vereador em 2020, pelo PDT.

Daniel Malafaia morreu no último dia 12/12, de Covid-19. Ele era líder da Assembleia de Deus Nação Madureira, em Campo Grande, que comandava havia mais de 20 anos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeito em exercício decreta que ‘Estrada Bispo Daniel Malafaia’ volte a se chamar Cabuçu
Advertisement

51 COMENTÁRIOS

  1. Não era esse que dizia que tomava cloroquina?
    O que será que aconteceu? acabou o estoque? ou descobriu que não serve para o covid19?
    Se mudarem o nome para Daniel “cloroquina” malafaia, eu apoio.

  2. Em 1999 o ex prefeito Luiz Paulo conde com um decreto mudou o nome da avenida Suburbana para Dom Helder Câmara, ninguém ficou murmurando,mas, se ele fizesse o contrário aí até hoje haveriam muitos gritando e protestado por causa da troca de nome da avenida Suburbana

  3. Em 1999 o ex prefeito CONDE, por decreto mudou o nome da av Suburbana para Av.Dom Helder Câmara sem nenhuma consulta popular, e ninguém reclamou, protestou, está todo mundo caladinho,mas se fosse ao contrário ou seja: de Dom Helder Câmara para Suburbana, estariam gritando até hoje.

    Mas DERREPENTE o Bp.Daniel nem tivesse interesse nessa homenagem, tão confusa.

  4. Acho que seria mais sincero dizer: Nao quero nome de evangélico nas Ruas; Não gosto de evangélicos; Católicos eu ate aturo,mas Crentes,não.
    Não soaria mais honesto?
    Para nós não é novidade: “Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vosão; e sereis odiados de todas as nações por causa do Meu Nome.”
    (Mateus 24:9)

  5. Boa tarde.
    O grande erro não é se trocar o nome da rua por fulano ou beltrano.
    A questão requer o envolvimento dos moradores no local, e não as ações abusivas de políticos que colocam à frente da real necessidade suas razões pessoais.
    Suas vidas são afertadas de maneira direta, pois, envolve um comprometimento direto com seus compromissos econômicos.
    É um abuso dos líderes das cúpulas políticas tomarem essas decisões sem a consulta popular por pessoas que residem nos endereços que são de responsabilidade dos mesmos, já que impostos e multas são aplicadas ao proprietários residentes nos logradouros pois dos mesmos são cobrados as manutenções das calçadas, e iluminação publica.
    Este tipo de alteração deveria se feita por consulta e votação popular, independente dos motivos dos mesmos.

  6. Depois criticam o Papa por ter cargo vitalício. 20 anos a frente de uma igreja também não foi um cargo vitalício? Tem igrejas evangélicas que só pregam o capeta e usam a Igreja católica como escada, esquecem de falar do evangelho.
    Cambada de fariseus, igual a Crivella!!!

  7. Parte da av das Américas mudou para joao paulo segundo, e a av suburbana mudou para Dom Elder câmera. Não lembro de nenhum historiador achar ruim, fala sério cambada de filho das trevas, bote a cara e assuma que voces são mesmo filhos do diabo porque que é filho de DEUS ta pouco se lixando qual é o nome da rua e se acaso não tiver rua os verdadeiros cristãos abrem caminho, ate no meio do mar. satanas que saia da frente.

    • Vanderleia, como você disse, “filhos de Deus não estão preocupados com o nome da rua”… Então, você é filha do diabo, correto? Todos entendemos assim, tamanha ignorância e fanatismo de seu comentário.
      Se não há problema, porque manifestação ” tão fervorosa? Filhos de Deus, não fazem ofensas gratuitas, tampouco xingamentos.
      Fique em paz, se puder, filha do demônio, não seja hipócrita.

  8. SE FOSSE MUDAR O NOME PARA LUIS INÁCIO LULA DA SILVA, IRIA TER ATÉ APLAUSOS E CONCORDÂNCIAS. CRUCIFICAM CRIVELLA COMO SE FOSSE UM BANDIDO PERIGOSO, TANTO QUE A MÃE DELE MORREU E O MESMO ESTAVA DEPENDENDO DE UMA LIMINAR PARA IR AO ENTERRO. ENGRAÇADO QUE EDUARDO PAES, ACLAMADO PELO POVO NA ELEIÇÃO COMO : ROUBA MAIS FAZ, FOI O PRIMEIRO A DIZER QUE IRIA REVOGAR, MAS, JORGE FELIPE CHEGOU NA FRENTE. SE O CRIVELLA ROUBOU E ANTES DO GOVERNO DELE QUE ERA O EDUARDO PAES QUE SUMIRAM OS FERROS DA PERIMETRAL, UMA PARTE APARECEU NO TERRENO DE SUA CASA EM JACAREPAGUÁ, A OUTRA PARTE EM MINAS NA FAZENDA DO PICCIANI, DESFALCOU OS COFRES DA PREFEITURA PARA FAZER UMA ESCOLA MODELO PARA AGRADAR A FAMÍLIA MARINHO DA GLOBO, DESVIANDO DINHEIRO DAS ESCOLAS, MORANDO NOS EUA, PAGANDO 15MIL DE COLÉGIO PARA SEUS FILHOS E TENDO A CARA DE PAU EM DIZER; SOU FICHA LIMPA! CHEGO A CONCLUSÃO QUE O BRASIL NÃO TEM MAIS JEITO COM ESSA POLÍTICA CORRUPTA E PARECE QUE O POVO GOSTA DISSO. O PEDÁGIO DA LINHA AMARELA VAI SER ENTREGUE ANO QUE VEM PELO EDUARDO PAES PARA LAMSA VOLTANDO A SER COBRADO DE NOVO O PEDÁGIO. O CRIVELLA TIROU A LAMSA O DIREITO DE COBRAR O PEDÁGIO ABSURDO E ANO QUE VEM VOLTA A COBRAR, O POVO ERA PARA CHEGAR JUNTO E DIZER, EDUARDO PAES COLOCAMOS COMO PREFEITO E TEM QUE DEIXAR A LAMSA DE FORA, MAS, O POVO ACEITA TUDO!

  9. Que gente sem vergonha e manipulada esse povo, hem? Se fosse nome de padre, Papa ou bispo da igreja católica todos os manipulados pela mídia (em espacial GLOBOLIXO) se emocionariam e elogiaram! Povo bitolado e manipulado! Comentários aqui deixam isso muito claro!

  10. Concordo plenamente com a decreto que revogou esse absurdo fico me perguntando , o que aprendem nas chamadas igrejas a respeito da idolatria? Será que não vem que isso é uma idolatria? Ir nas igrejas para fazer o que aprender eu acho que não estão indo, apesar que lá distorceram tudo sobre o ‘ Eterno “

    • Isso foi coisa impensada da cabeça do CRIVELLA, talvez nem a família do Bp Daniel foi consultada pra saber se estavam de acordo,por isso essa confusão toda,e DERREPENTE o Bp.Daniel nem tivesse interesse nessa homenagem descabida.

  11. Pra ver o quanto os políticos estão preocupados com o povo , eles acham mais importante mudar o nome de uma estrada do que resolver os problemas do município

  12. Sou morador de Como Grande e pra mim não teria problema nenhum!Uma outra avenida famosa teve o nome mudado,para Pastor Martin Luther King,depois de muito tempo se chamar Automóvel Clube.Isso tudo é uma questão de costume e menos preconceito!

  13. Ia ser bem interessante deixar o nome da estrada como “Bispo Daniel Malafaia”. Por que? Porque teríamos um registro histórico da imbecilidade que se apossou de grande parte dos evangélicos, ou seja, imitar o mito negando a gravidade da doença que encerrou seu ministério aqui na Terra: covid-19.
    A Cloroquina não é a panaceia de todos os problemas? Ela não cura em nome de Jesus?
    Ah, já sei…todos vamos morrer um dia. Então, dane-se tudo. Acabou p…( By Bolsonaro)

  14. É Evangelicofobia sim! Preconceito sim! Adiscriminação contra lideranças evangélicas é gritante em nossa cidade e Nação Brasileira! Dois pesos, duas medidas! Isso é Justiça ??????????

  15. Que bom que tirou o nome desse bispo manda colocar o nome desse bispo bem longe da nossa cidade, tem que colocar o nome da Avenida Atriz Nicette Bruno. Ninguém aguenta morar em uma rua com nome desse bispo ainda mais com MALAFAIA no mome.

  16. Uma total falta do que fazer trocar o nome de uma rua em plena época de pandemia. Não é à toa que Crivella encerra seu legado como pior prefeito da história do Rio de Janeiro!
    Comparar Dom Helder Câmara e Mariele, importantes para a história de populações do Rio de Janeiro, à Bispo Daniel Malafaia (quem é esse na fila do pão?) é comparar salmão com sardinha. Me poupe!

  17. Quem foi pra Danilo Malafaia Mariele, Helder câmara? Não eram pessoas do povo? Com tantas comunidades novas surgindo no bairro em que eles atuaram, porque não colocar o nome deles em ruas nestes locais? Foram pessoas do povo; não vejo necessidade de trocar nomes de ruas já tradicionais para os homenagear.
    Se eram, e na verdade foram pessoas que trabalharam em obras sociais para beneficiar o povo eles receberão o seu galardão de Deus.

  18. Corretíssima a decisão de revogar a trapalhada do prefeito anterior. Os que estão reclamando, dizendo que é preconceito com religião, ou não moram em Campo Grande ou são os verdadeiros preconceituosos. Ficar comparando a Av. Suburbana com a estrada do Cabuçu é um argumento infantil. Nada contra a homenagem ao bispo, mas há diversas formas de reverenciar sua memória sem precisar mexer com a história do bairro. Há diversas ruas chamadas “projetadas” aguardando por um nome, pode ser uma escola, uma praça, etc…. há várias formas de homenagear o Bispo, deixem a história de Campo Grande em paz.

  19. Para quem fala de briga entre católicos e Protestantes, e nome de ruas, a antiga Av. Automóvel Clube, se chama Pastor Martin Luther King Jr… Aliás bom saber que ambos se aproximam, no subúrbio pela luta aos que são mais vulneráveis…

  20. Sempre falo que,aqui no Brasil, há algo chamado,”evangélicofobia”.
    Eu ia citar a avenida suburbana,onde a história dela é mais expressiva do que a avenida Cabuçu,mas uma pessoa já citou ela nos comentários.
    É verdade que,se colocasse avenida Paulo ll, ninguém reclamaria.. até se colocasse o nome de um bandido..
    Mas foi um pastor.. então, não importa.
    Um outro comentou que era um pastor medíocre.. bem,acho que essa pessoa tem que saber melhor a história desse homem,antes de chamá-lo de medíocre..
    Com todo respeito: quem era Elder câmara?
    Cite algo expressivo dele..
    Mas, acusações a parte:tudo que houver algo com caráter evangélico, é discriminado.. lamentável isso..

  21. Chico Anysio vai virar nome de rua no Rio de Janeiro. O prefeito Eduardo Paes baixará um decreto amanhã dando o nome do humorista à via que liga a Avenida Embaixador Abelardo Bueno à Vila do Pan-Americano, em Jacarepaguá.O Chico me ligou há seis meses e disse que queria receber essa homenagem – revelou o prefeito, contando detalhes da conversa:

    – Ele disse que queria que fosse naquela curva perto da Vila do Pan. Aí eu perguntei. “Mas por quê?”. E ele respondeu: “Porque ela não termina nunca!”.
    Engraçado ….Chico Anysio pode até escolher a rua que teria seu nome, nada contra o artista mas tá na cara que o problema foi por se tratar de um pastor, sou nascida e criada em Campo Grande nunca ouvi falar de Fazenda cabuçu nem desse bla bla blá todo sobre a identidade do bairro….palhaçada

  22. Chico Anysio vai virar nome de rua no Rio de Janeiro. O prefeito Eduardo Paes baixará um decreto amanhã dando o nome do humorista à via que liga a Avenida Embaixador Abelardo Bueno à Vila do Pan-Americano, em Jacarepaguá.O Chico me ligou há seis meses e disse que queria receber essa homenagem – revelou o prefeito, contando detalhes da conversa:

    – Ele disse que queria que fosse naquela curva perto da Vila do Pan. Aí eu perguntei. “Mas por quê?”. E ele respondeu: “Porque ela não termina nunca!”.
    Engraçado ….Chico Anysio pode até escolher a rua que teria seu nome, nada contra o artista mas tá na cara que o problema foi por se tratar de um pastor, sou nascida e criada em Campo Grande nunca ouvi falar de Fazenda cabuçu nem desse bla bla blá todo sobre a identidade do bairro….palaçada

  23. A avenida Suburbana no RJ virou Av. Dom Hélder Câmara. Na zona sul do RJ tem uma estrada que mudou o nome para Mariele. Essa história de que o povo se preocupar com o significado de ruas é pura balela!

    • O que tem de significado avenida suburbana em relação à preservação da história local(??) Nada…
      Assim ficou conhecida por ser a ligação de bairros do subúrbio.
      O subúrbio continua sendo subúrbio.
      Alterar o nome não matou o subúrbio como conhecida a região.

  24. Não queiram comparar dom helder câmara com um pastor medíocre e inexpressivo. Estão corretíssimo nesta revogação, nome de rua ou avenida é pra quem tem história ou um grande significado na vida da cidade, não pra qualquer um. Parabéns, prefeitura do Rio!

  25. Bom dia, na minha análise, não foi somente pelo fato do homenageado ser um pastor e irmão de um bispo famoso, foi, principalmente, por tocar em algo muito caro para o carioca do subúrbio, que é sua identidade. Se tivéssemos os mesmos recursos tecnológicos que temos hoje, principalmente as redes sociais, a suburbana não seria alterada em 1999, teria um reboliço na internet

    • Naquele período, foram organizados diversos protestos, abaixo assinado, mas, não teve repercussão na mídia mais poderosa na época, a TV. Assim, a Avenida Suburbana passou a se chamar Av. Don Helder Câmara, curiosidade: Líder religioso kk

  26. Deixem de ser hipócritas,a história de um bairro importa sim,o que tá acontecendo aqui é que esse prefeito de bosta nunca deu valor ao bairro de campo grande e Al disso acha que pode resolver tudo c uma canetada.quem é esse indivíduo da famigerada família Malafaia?o que ele fez em prol do bairro pra merecer essa homenagem póstuma?existem dezenas de cidadãos nascidos no bairro que verdadeiramente merecem essa homenagem, então vamos parar de palhaçada,o nome da estrada é estrada do CABUÇU,e tem continuar com esse nome,quem gostou gostou quem não gostou que vá a MERDA!!!

  27. Lamentável essa decisão de revogar o decreto anterior!
    Só mudou por causa da religião! Infelizmente as pessoas são preconceituosas. Como se realmente se importassem com o bairro.

  28. Palhaçada, que história de bairro que nada , tudo mundo caga pra isso a verdade é que só foi criado esse auê pq é um pastor, se fosse mariele franco ninguém falaria nada .

  29. FAZEMOS DESBLOQUEIO DOS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE CANAIS ADULTOS E CONMEBOL TV PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBEM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA
    SÓ PAGA DEPOIS QUE O SERVIÇO FOR FEITO
    WATSAP 11967425209

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui