Prefeito vai ao México para buscar a tocha pan-americana.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Prefeito Cezar Maia embarca dia 31 para o México onde irá buscar a tocha olímpica, que chega ao Rio dia 12 de julho. Com um ritual similar ao que precede as Olimpíadas, quando uma chama olímpica é acesa e mantida até o fim das competições, a tocha pan-americana desembarca no Brasil, dia 5 de junho, anunciando a proximidade do Pan 2007 e exaltando a integração entre os povos através do esporte. O prefeito será o responsável pelo transporte.

A tocha será acesa no dia 4 de julho nas pirâmides de Teotihuacán, sítio histórico de grande importância para a civilização asteca, no México. No dia seguinte, o prefeito vai trazer a tocha ao país, onde percorrerá 49 cidades brasileiras até chegar ao Rio de Janeiro, dia 12 de julho. O transporte da tocha é uma curiosidade para todos que acompanham os Jogos. Segundo a lenda, o fogo deve ser mantido aceso, como na Antiguidade. Para seguir o ritual olímpico dentro do avião, a tocha é colocada na concavidade de um espelho parabólico, que concentra os raios de sol que acabam por acender a chama, que é transferida para uma urna e levada até ao local escolhido.

Ao chegar ao Brasil, será transportada de avião até Santa Cruz de Cabrália, na Bahia, primeira parada em território brasileiro e uma alusão ao descobrimento. Ali, será acesa a tocha pan-americana Rio 2007, iniciando o revezamento pelo país até o dia 13 de julho, quando acenderá a pira no Estádio do Maracanã. Cerca de três mil pessoas, entre atletas e personalidades, conduzirão a tocha. Cada condutor percorrerá um trecho de 400m, em comboio pelas ruas das cidades participantes. A maior parte do trajeto entre as cidades será percorrida em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeito vai ao México para buscar a tocha pan-americana.
Advertisement