Prefeitura antecipa calendário de primeira dose da vacina e adia segunda dose de CoronaVac

A segunda dose de CoronaVac para idosos de 64 e 65 anos, que estava prevista para esta quinta-feira, será adiada para a sexta-feira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Alex Rocha/PMPA

A Secretaria Municipal de Saúde vai antecipar o calendário de primeira dose da vacinação contra a Covid-19 esta semana. Nesta quinta-feira (13/05), homens de 48 e 47 anos dos grupos prioritários serão vacinados pela manhã. Já o período da tarde será voltado para as mulheres de 47 e 46 anos, também dos grupos prioritários. Na sexta-feira (14/05), serão vacinados os homens dos grupos prioritários com 46 anos e, no sábado, as mulheres de 45 anos.

No entanto, como o município não recebeu mais imunizantes da CoronaVac do Ministério da Saúde, a segunda dose desta vacina para idosos de 64 e 65 anos, que estava prevista para esta quinta-feira, será adiada para a sexta-feira. Até lá, é previsto que o município receba nova remessa da vacina, estimada em cerca de 90 mil doses, para dar sequência à cobertura de quem está no tempo de tomar a segunda dose.

Os grupos prioritários atendidos nesta etapa da vacinação são pessoas com comorbidades (conforme a lista do PNI), pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da saúde e guardas municipais envolvidos diretamente nas ações de combate à covid-19, ações de vigilância das medidas de distanciamentos social em contato direto e constante com o público. Pessoas com síndrome de down e doença renal crônica em diálise a partir dos 18 anos podem se vacinar em qualquer dia, independentemente da faixa etária.

Gestantes e puérperas com comorbidades a partir de 18 anos também podem se vacinar em qualquer dia, mas precisam apresentar laudo médico detalhado justificando a recomendação e avaliação da relação risco-benefício para a vacinação, além da assinatura do termo de esclarecimento disponível em coronavirus.rio/vacina. Por orientação do Ministério da Saúde, gestantes e puérperas com comorbidades receberão apenas as vacinas Pfizer e CoronaVac, de acordo com a disponibilidade.

Advertisement

Confira o calendário:

WhatsApp Image 2021 05 12 at 16.49.38 Prefeitura antecipa calendário de primeira dose da vacina e adia segunda dose de CoronaVac
Foto: Divulgação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura antecipa calendário de primeira dose da vacina e adia segunda dose de CoronaVac
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui