Prefeitura anuncia que VLT terá terminal no terreno do gasômetro com integração ao BRT

Também foi anunciada a implantação de quatro novas estações de BRT entre Deodoro e o Trevo das Margaridas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares/ Diario do Rio

O prefeito Eduardo Paes anunciou, nesta quarta-feira (07/04), que o VLT deve ser estendido até o terreno do Gasômetro, na Zona Portuária do Rio, com o objetivo de integrar o sistema ao BRT Transbrasil. A medida seria uma solução técnica mais fácil do que levar o BRT Transbrasil até o Centro da capital fluminense.

A gente queria começar as obras em março, mas, com a revisão do projeto para corrigir problemas, em razão desses ajustes, vamos aguardar um pouco. Mas a meta de acabar as obras do Transbrasil no fim de 2022 está mantida“, disse o prefeito.

A ideia inicial era que o Transbrasil chegasse até o Centro do Rio, mas há questões técnicas que dificultaram a definição do trajeto final, acrescentou Paes.

A secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, disse que a prefeitura está revendo outros detalhes do projeto do BRT Transbrasil. Um dos pontos será a implantação de quatro novas estações entre Deodoro e o Trevo das Margaridas, o que havia sido suprimido do projeto no governo passado. Outra questão é que o piso será em concreto e não em pavimento comum, como o previsto inicialmente.

Advertisement

Ter parte do projeto sem ser em concreto era repetir o erro que cometi na Transoeste e assumi“, disse Paes.

WhatsApp Image 2021 04 07 at 12.23.36 1 Prefeitura anuncia que VLT terá terminal no terreno do gasômetro com integração ao BRT
Foto Cleomir Tavares/ Diario do Rio

Maína destacou que também estão sendo projetadas melhorias urbanísticas na Avenida Brasil. A previsão da prefeitura é que o projeto que pede autorização para investir no BRT deve ser votado nesta quinta-feira na Câmara dos Vereadores do Rio.

Queremos um modelo sólido que não possa ser destruído por prefeitos incompetentes no futuro. Isso é o mundo ideal, talvez não seja assim. Mas é o modelo que temos que pode melhorar a vida das pessoas“, disse Paes.

A conta dos R$ 133 milhões de investimento não inclui a reforma da calha do Transoeste para a substituição de parte do piso em asfalto para concreto. E nem reformulação do dimensionamento de algumas estações, como Magarca e Mato Alto. Ainda não está definido se o investimento nas estações será público ou privado. Apesar de a intervenção durar seis meses, Paes disse que ela deve ser renovada. Isso porque a licitação para ser realizada deve durar mais tempo.

E vai ser um processo demorado de licitação. O que há de posição é que os atuais operadores não voltam“, disse Paes.

O prefeito admitiu ainda que não pode evitar aglomerações nos ônibus, porque no rush essa é uma realidade em qualquer lugar do mundo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura anuncia que VLT terá terminal no terreno do gasômetro com integração ao BRT
Cleomir Tavares é carioca, foi repórter-cinematográfico do Vídeo Show, é repórter-fotográfico, já trabalhou para os grandes veículos de imprensa do Brasil, como jornais O Globo, O Dia, Extra, revistas Caras, Quem, Contigo, portais Globo.com, UOL, Terra, IG, já fez a cobertura dos maiores eventos do Brasil como os carnavais do Rio, Salvador e Recife, as edições do Rock in Rio, semana de moda, festival de cinema , shows dos maiores artistas, acompanhou a seleção de futebol de artistas na Rússia, França, Espanha e Alemanha.
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Isso é uma lição para todos esses governantes corruptos brasileiros que só pensam no bolso deles. Aqui a obra começa hoje e só vai acabar nas próximas eleições, governantes burros que não tem perspectiva de futuro. Exemplo: esse edifício está sendo vendido só que a uma liminar impedindo, pessoas que visão o atraso do centro de uma cidade, que não querem que se venda uma coisa que estava abandonado a muito tempo, isso é atraso.

  2. VLT e BRT Transbrasil.

    Qualquer leigo em transporte sabe que o mais viável para integrar o sistema do BRT Transbrasil ao Centro, à Praça XV e ao Aeroporto Santos Dumont é que o sistema de VLT seja estendido até o terreno do Gasômetro, na zona portuária do Rio de Janeiro.

    É preciso também implantar o BRT em toda a Ilha do Governador, também com uma extensão até o BRT Transbrasil na saída da Ilha. É claro que o bilhete único para quem mora na Ilha do Governador tem que abranger três viagens: da Ilha até o BRT Transbrasil, o trajeto do BRT, e de volta para o VLT, da zona portuária indo para o Centro.

    É mais do que óbvio que a implantação de quatro novas estações entre Deodoro e o Trevo das Margaridas – que haviam sido suprimidas do projeto no governo passado – é um grande acerto. Precisamos melhorar este projeto do BRT Transbrasil, incluindo novas estações, e não substituindo as que já estavam previstas no projeto anterior.

    Porém o sentimento que não quer calar é !!!

    Esta meta de se acabar as obras do BRT Transbrasil até o final de 2022 é uma grande piada…

    Pois, enquanto isso, lá na China, onde os políticos corruptos são devidamente defenestrados e executados…

    Operários construíram uma nova linha de trem em pouco mais de oito horas, onde um grupo com mil e quinhentos funcionários começou esta construção às 18:30 h de Sexta-feira e entregou a obra às três horas da madrugada de Sábado. Esta obra liga a cidade de Nanping a de Longyan e reduziu o tempo desta viagem de sete horas para noventa minutos. E o preço desta passagem, pasmem, é de R$ 35,00. E reparem que o preço da passagem neste novo trem-bala chinês não é super faturado, como aqui – e o serviço prestado e a manutenção dos equipamentos são sempre perfeitos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui