Prefeitura apresenta novos ônibus com ar-condicionado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Marcelo Crivella apresentou, hoje (30/08), no Engenhão, os primeiros 150 novos ônibus da frota da cidade, que a partir desta segunda (03/09) estarão circulando nas Zonas Norte e Oeste. Os veículos ganharam novas cores e estão equipados com ar-condicionado, wi-fi e carregador de celular. A apresentação dos coletivos, que era para novembro deste novembro,  faz parte do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado entre a Prefeitura e o Rio Ônibus. O acordo prevê a renovação e a climatização total da frota até 2020. A padronização com cores diferentes para cada empresa atende solicitação dos usuários, para facilitar a identificação das linhas.

As mudanças na frota de ônibus do Rio foram anunciadas pelo prefeito no começo de agosto. Dois meses antes, em junho, ele tinha assinado com o Rio Ônibus o TAC, documento com compromissos assumidos pelas duas partes para a melhoria do sistema. O Termo de Ajuste de Conduta estabelece uma série de medidas, que envolvem diferentes secretarias e órgãos municipais, no sentido de proporcionar uma nova realidade para o transporte por ônibus na cidade.

ônibus com carregador de celular Prefeitura apresenta novos ônibus com ar-condicionado
Ônibus com carregador de celular

Além das novidades já anunciadas, as melhorias referem-se a questões tecnológicas e de segurança.

NOVO SISTEMA DE BILHETAGEM

Advertisement

O controle sobre a bilhetagem sairá dos empresários e passará à Prefeitura, num modelo cujo objetivo principal é tornar o processo mais transparente. Um grupo de trabalho formado por técnicos da Secretaria Municipal de Transportes elabora o novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica do município. Uma consultoria está em curso a fim de indicar o modelo mais adequado a seguir, além de fornecer diretrizes e apoio geral ao projeto, visando a atender às necessidades dos usuários e do poder público.

APLICATIVO ÔNIBUS.RIO

O aplicativo Ônibus.Rio vai oferecer aos usuários do sistema mais gestão, mais serviços e mais integração. Por intermédio dele, serão possíveis os seguintes procedimentos: consultas a itinerários de linhas de ônibus; envio de push com novos itinerários aos usuários das linhas; tempo estimado de chegada dos ônibus nos pontos; e acompanhamento do trajeto por GPS. A nova ferramenta oferece também botão de pânico com alerta enviado ao Centro de Operações Rio (COR), com multicanais para relacionamento (Facebook, WhatsApp e Central 1746), site para simulação de viagens e dados de transparência e possibilidade de avaliação de ônibus, motoristas e viagens.

RIOCARD DUO

O cartão Riocard vai mudar e passará a se chamar Riocard Duo, com função também de cartão bancário, possibilitando ao usuário utilizá-lo não só para garantir seu ingresso no transporte, mas também para fazer compras no comércio. Adquirir o novo cartão será fácil e grátis: bastará ir à loja do RioCard informar CPF e número de Whatsapp.

FROTA EM RENOVAÇÃO

A frota de ônibus da cidade conta com sete mil veículos. As 32 empresas concessionárias do serviço são responsáveis pelo transporte diário de quatro milhões de passageiros. A entrega dos primeiros 150 ônibus marca o início, na prática, da renovação da frota.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura apresenta novos ônibus com ar-condicionado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui