Prefeitura apresenta o programa Dias de Glória nesta terça-feira

Projeto reconhece a vocação turística do bairro, que receberá obras de conservação, limpeza, nova iluminação e segurança

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O secretário municipal de Turismo, Bruno Kazuhiro, apresentou, nesta terça (15/03), o programa Dias de Glória, na nova sede da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). A iniciativa reconhece a vocação turística da Glória e faz a requalificação do bairro a partir deste potencial. O programa prevê a instalação de totens e placas indicativas em 40 pontos de interesse turísticos na região, subdivididos em: espaços turísticos; estátuas e monumentos; praças; e restaurantes e atrativos gastronômicos.

Bruno Kazuhiro, afirmou que a Gloria tem potencial para crescer e se desenvolver, novamente, como um ponto econômico da área, que pode gerar novos empregos e rendas. “A Glória tem tudo para voltar, literalmente, aos seus dias de glória e chamar a atenção dos nossos visitantes, fazendo com que eles fiquem por mais tempo e voltem mais vezes à nossa cidade”.

O secretario de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero, contou que o Rio de Janeiro e seus espaços precisam ser ressignificados com a identidade carioca, “Quero colocar a Prefeitura à disposição para outros programas dessa mesma natureza, para que possamos olhar para os nossos bairros sob o ponto de vista histórico-cultural, como aqui na Glória. “

A Glória foi escolhida como ponto de partida do programa por ter localização privilegiada, história rica e contar com grande patrimônio cultural. A região, palco de importantes momentos históricos do Rio de Janeiro, abriga, entre outros atrativos, o Outeiro; a Marina; a feira popular, que acontece aos domingos; e o restaurante Amarelinho da Glória, entre outros locais que atraem grande número de visitantes, sejam cariocas ou turistas.

Advertisement

Ao longo dos últimos meses, a Prefeitura fez melhorias no bairro, com obras de conservação, limpeza e nova iluminação. A Secretaria de Conservação esteve à frente de uma série de ações de revitalização na região e prosseguirá com o trabalho de manutenção. Serão recuperados ainda pisos em pedras portuguesas e cimento, além de reposição de grelhas e tampões. Vai ocorrer também a restauração de monumentos de menor e maior porte.

“O turismo é essencial para a economia da cidade. Temos muito a fazer, mas é simbólico que esse primeiro passo seja dado no histórico bairro da Glória. Essa iniciativa se junta a outras da Prefeitura para revitalizar a região. Depois de anos de abandono, o Hotel Glória finalmente está sendo recuperado, após licença concedida pela nossa secretaria, para abrigar moradias de alto padrão e comércio, ajudando a levar ainda mais movimento e vida para o bairro”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, que acompanhou a apresentação do programa Dias de Glória.

A Guarda Municipal vai manter uma viatura 24h na Praça Paris, para garantir a segurança do local. A Rioluz instalou 504 pontos de LED para modernizar a iluminação do local. E a Comlurb segue com sua atuação na Glória, com varrição diária, coleta domiciliar, lavagem de ruas e manejos de árvores.

A previsão é que outros bairros da cidade também possam ser transformados em distritos turísticos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura apresenta o programa Dias de Glória nesta terça-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui