O Rio de Janeiro será a sede do Routes Americas 2026, um dos maiores eventos do setor de aviação do mundo. A confirmação foi feita pela Invest.Rio, entidade subordinada à Prefeitura carioca, durante uma cerimônia realizada no Palácio da Cidade, nesta quinta-feira (12). O evento terá o RIOgaleão como aeroporto anfitrião. Também participaram do anúncio a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Econômico, e os apoiadoras Fecomércio e Visit Rio.
Durante a cerimônia, o prefeito Eduardo Paes afirmou que a parceria com o Governo Federal tem permitido reestruturar o setor de aeroportos da cidade e incrementar o turismo de grandes eventos.
“Sabemos que não tem sido fácil reconstruir, mas trabalhando em conjunto com o Governo Federal e com o próprio Galeão temos visto ótimos resultados. O Rio já está voltando a sediar com sucesso os eventos mais importantes do mundo. E isso nós sabemos fazer bem. Temos infraestrutura completa e uma hospitalidade única. Então, certamente o Routes vai ser muito bem-sucedido aqui, trazendo novas rotas e companhias aéreas para a cidade”, disse Paes.
Reunindo mais de 70 companhias aéreas, 370 aeroportos, líderes globais da aviação e autoridades de turismo, os três dias do Routes Americas contará com atividades, como conferências, rodadas de negócios e networking. A expectativa do Invest.Rio é de que 82% dos participantes do evento sejam provenientes de mercados estratégicos: 54% das Américas, 28% da Europa e 14% da região Ásia-Pacífico.
“O Rio tem um histórico comprovado de sediar eventos de relevância global, como as Olimpíadas de 2016 e, mais recentemente, a Cúpula de Líderes do G20. O RoutesAmericas apoiará o objetivo da cidade de atrair ainda mais eventos internacionais, promover o turismo e garantir investimentos por meio do papel que desempenhará no fortalecimento da conectividade aérea”, disse Steven Small, diretor da Routes.
Uma pesquisa realizada pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel and Tourism Council) mostrou que o setor de viagens e turismo nacional deve contribuir com US$ 169,3 bilhões para o PIB brasileiro, em 2024 – um aumento de 9,5% em comparação a 2019. Até 2034, essa contribuição deve somar US$ 194,6 bilhões.
“O RIOgaleão participa dos eventos do Routes há 10 anos e estamos muito felizes que o Rio de Janeiro seja a sua cidade sede. Como aeroporto anfitrião, será uma oportunidade única poder apresentar o destino Rio de Janeiro aos delegados das companhias aéreas de todo o mundo. O Aeroporto Internacional do Rio é uma das principais portas de entrada para o turismo no Brasil e oferece inúmeras oportunidades de crescimento para nossos parceiros aéreos”, comentou Alexandre Monteiro, presidente do RIOgaleão.
Para a capital fluminense, o Routes Americas será uma vitrine global que permitirá a turistas e investidores conhecerem o potencial da cidade. A programação incluirá um programa VIP para 20 companhias aéreas, eventos de relacionamento, uma premiação e atividades turísticas.
“A vinda do Routes Americas 2026 mostra que a cidade do Rio de Janeiro se consolidou como uma cidade com capacidade para receber grandes eventos, seja de negócios ou de lazer e cultura. Mais ainda, consolida o Rio como uma cidade boa para se investir e morar”, salientou Thiago Dias, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico em exercício.
Para o presidente da Invest.Rio, Alexandre Vermeulen, a realização do Routes Americas é uma grande oportunidade para posicionar o Rio de Janeiro como um hub estratégico de turismo e de negócios.
“Temos vocação em setores estratégicos como energia, óleo e gás, tecnologia, economia criativa, turismo e outros. Esse evento nos permite mostrar ao mundo o potencial da cidade como um centro de conexões aéreas e destino completo para investir. Temos todo interesse que haja mais rotas aéreas para o Rio de Janeiro, não apenas como destino turístico, mas também de negócios”, pontuou Vermeulen.
Em fevereiro do ano que vem, o RIOgaleão participará da edição do Routes Americas nas Bahamas, onde o Rio de Janeiro será apresentado como anfitrião do Routes Americas 2026.
“O setor aéreo desempenha um papel essencial na promoção do destino e no fortalecimento da economia local. A captação do Routes Americas reflete nosso compromisso em expandir a conectividade aérea do Rio de Janeiro, fortalecendo o ambiente de negócios para o Visit Rio Convention Bureau. Com uma malha aérea mais robusta, teremos ainda mais capacidade de atrair investimentos e posicionar o Rio na rota dos principais eventos internacionais”, celebrou Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio.