Prefeitura confirma que Rio será sede do Routes America 2026

Um dos maiores eventos do setor de aviação do mundo, o Routes reúne mais de 70 companhias aéreas, 370 aeroportos, líderes globais da aviação e autoridades de turismo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reprodução

O Rio de Janeiro será a sede do Routes Americas 2026, um dos maiores eventos do setor de aviação do mundo. A confirmação foi feita pela Invest.Rio, entidade subordinada à Prefeitura carioca, durante uma cerimônia realizada no Palácio da Cidade, nesta quinta-feira (12). O evento terá o RIOgaleão como aeroporto anfitrião. Também participaram do anúncio a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Econômico, e os apoiadoras Fecomércio e Visit Rio.

Durante a cerimônia, o prefeito Eduardo Paes afirmou que a parceria com o Governo Federal tem permitido reestruturar o setor de aeroportos da cidade e incrementar o turismo de grandes eventos.

“Sabemos que não tem sido fácil reconstruir, mas trabalhando em conjunto com o Governo Federal e com o próprio Galeão temos visto ótimos resultados. O Rio já está voltando a sediar com sucesso os eventos mais importantes do mundo. E isso nós sabemos fazer bem. Temos infraestrutura completa e uma hospitalidade única. Então, certamente o Routes vai ser muito bem-sucedido aqui, trazendo novas rotas e companhias aéreas para a cidade”, disse Paes.

Reunindo mais de 70 companhias aéreas, 370 aeroportos, líderes globais da aviação e autoridades de turismo, os três dias do Routes Americas contará com atividades, como conferências, rodadas de negócios e networking. A expectativa do Invest.Rio é de que 82% dos participantes do evento sejam provenientes de mercados estratégicos: 54% das Américas, 28% da Europa e 14% da região Ásia-Pacífico.

“O Rio tem um histórico comprovado de sediar eventos de relevância global, como as Olimpíadas de 2016 e, mais recentemente, a Cúpula de Líderes do G20. O RoutesAmericas apoiará o objetivo da cidade de atrair ainda mais eventos internacionais, promover o turismo e garantir investimentos por meio do papel que desempenhará no fortalecimento da conectividade aérea”, disse Steven Small, diretor da Routes.

Uma pesquisa realizada pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel and Tourism Council) mostrou que o setor de viagens e turismo nacional deve contribuir com US$ 169,3 bilhões para o PIB brasileiro, em 2024 – um aumento de 9,5% em comparação a 2019. Até 2034, essa contribuição deve somar US$ 194,6 bilhões.

“O RIOgaleão participa dos eventos do Routes há 10 anos e estamos muito felizes que o Rio de Janeiro seja a sua cidade sede. Como aeroporto anfitrião, será uma oportunidade única poder apresentar o destino Rio de Janeiro aos delegados das companhias aéreas de todo o mundo. O Aeroporto Internacional do Rio é uma das principais portas de entrada para o turismo no Brasil e oferece inúmeras oportunidades de crescimento para nossos parceiros aéreos”, comentou Alexandre Monteiro, presidente do RIOgaleão.

Route Americas 2026 Prefeitura confirma que Rio será sede do Routes America 2026

Para a capital fluminense, o Routes Americas será uma vitrine global que permitirá a turistas e investidores conhecerem o potencial da cidade. A programação incluirá um programa VIP para 20 companhias aéreas, eventos de relacionamento, uma premiação e atividades turísticas.

“A vinda do Routes Americas 2026 mostra que a cidade do Rio de Janeiro se consolidou como uma cidade com capacidade para receber grandes eventos, seja de negócios ou de lazer e cultura. Mais ainda, consolida o Rio como uma cidade boa para se investir e morar”, salientou Thiago Dias, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico em exercício.

Para o presidente da Invest.Rio, Alexandre Vermeulen, a realização do Routes Americas é uma grande oportunidade para posicionar o Rio de Janeiro como um hub estratégico de turismo e de negócios.

“Temos vocação em setores estratégicos como energia, óleo e gás, tecnologia, economia criativa, turismo e outros. Esse evento nos permite mostrar ao mundo o potencial da cidade como um centro de conexões aéreas e destino completo para investir. Temos todo interesse que haja mais rotas aéreas para o Rio de Janeiro, não apenas como destino turístico, mas também de negócios”, pontuou Vermeulen.

Em fevereiro do ano que vem, o RIOgaleão participará da edição do Routes Americas nas Bahamas, onde o Rio de Janeiro será apresentado como anfitrião do Routes Americas 2026.

“O setor aéreo desempenha um papel essencial na promoção do destino e no fortalecimento da economia local. A captação do Routes Americas reflete nosso compromisso em expandir a conectividade aérea do Rio de Janeiro, fortalecendo o ambiente de negócios para o Visit Rio Convention Bureau. Com uma malha aérea mais robusta, teremos ainda mais capacidade de atrair investimentos e posicionar o Rio na rota dos principais eventos internacionais”, celebrou Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura confirma que Rio será sede do Routes America 2026

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui