Prefeitura contrata analistas de gerenciamento de projetos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Gerenciamento de ProjetosA profissionalização da gestão pública municipal é uma das minhas bandeiras. O concurso para a contratação de Analistas de Gerenciamento de Projetos e Metas na prefeitura é mais uma vitória nessa área.


Defendi, na Câmara dos Vereadores, a aprovação do Projeto de Lei 01/2013, de autoria do Poder Executivo, que institucionaliza rotinas que favorecem a elaboração de Planos Estratégicos (PEs), o cumprimento dos processos de gerenciamento de projetos, programas e portfólios e o monitoramento de metas na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Ele facilita a implantação bem sucedida de  políticas públicas, com a geração de indicadores de resultados e de informações gerenciais, ferramentas fundamentais para a evolução de uma cidade.

Num momento em que o Rio de Janeiro se credenciou para sede dos maiores eventos do planeta, o prefeito Eduardo Paes entendeu a necessidade de implantar na administração pública municipal modernas ferramentas de gestão, amplamente utilizadas na iniciativa privada, para ganhar eficiência. Uma delas é a criação da Coordenadoria Especial de Gerenciamento de Projetos e de Gerenciamento de Metas.  E está dando mais um passo para consolidar esse objetivo, através da realização, por intermédio da Secretaria Municipal de Administração, de concurso público para a contratação de 47 analistas de Gerenciamento de Projetos e Metas.

Advertisement

Uma das premissas para o sucesso das instituições é pensar aonde se quer ir e planejar o caminho para chegar lá.  O Gerenciamento ou Gestão de Projetos nasceu da constatação do papel fundamental do planejamento em qualquer empreendimento. A prática de gestão de projetos vem sendo cada vez mais utilizada porque facilita o alcance de resultados. Empresas que aplicam a metodologia já sabem disso – segundo estudo do Project  Management Institute (PMI Brasil), a gestão profissional de projetos está diretamente relacionada ao grau de competitividade das empresas.

Dentre os principais benefícios do gerenciamento de projetos estão: maior comprometimento com objetivos e resultados, disponibilidade de informação para a tomada de decisão, melhoria de qualidade nos resultados dos projetos, minimização dos riscos em projetos, maior integração entre as áreas e o aumento da satisfação do cliente interno/externo.

Um dos exemplos do papel imprescindível desses profissionais é a área de Cultura. Como o Rio é a capital cultural do Brasil, as grandes empresas nacionais investem cada vez mais, via Lei de Incentivo, em projetos nascidos aqui. A competição aumenta a cada dia e as organizações que contam com recursos humanos capacitados para gerenciar os projetos (leia-se:  acompanhar o planejamento e a implantação, sinalizar correções de estratégia; acompanhar o desenvolvimento, suprindo necessidades e recrutando recursos adequados quando necessário) têm muito mais chances de emplacar seus empreendimentos.

Esse é o caminho para uma administração que quer se destacar apostando na melhores e mais eficientes estratégias para a modernização administrativa: o investimento e a valorização dos seus quadros.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura contrata analistas de gerenciamento de projetos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui