Prefeitura dá início ao projeto de recuperação da malha cicloviária carioca

O objetivo dos serviços é executar a manutenção e conservação da malha cicloviária no município, de forma a prolongar a vida útil das ciclovias já existentes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação, deu início aos trabalhos de recuperação da malha cicloviária carioca. Nesta terça-feira (22/02), as equipes entraram com ações de manutenção e conservação de pontos danificados na ciclovia da Avenida Delfim Moreira, no Leblon, seguindo depois por mais trechos avariados em toda a orla da Zona Sul. O projeto, que se estenderá por todas as regiões da cidade, tem o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e das subprefeituras.

O objetivo dos serviços é executar a manutenção e conservação da malha cicloviária no município do Rio de Janeiro, de forma a prolongar a vida útil das ciclovias já existentes, bem como proporcionar conforto e segurança aos usuários. O projeto ainda inclui a restauração de alguns mobiliários urbanos, como guarda-corpos e bicicletários.

Começamos por um ponto da ciclovia da Avenida Delfim Moreira, na altura do Posto 12, que havia sido concretado para virar um ponto de ônibus”, explica a secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco.

Para Anna Laura, zelar pelas ciclovias é trabalhar em prol da saúde e da sustentabilidade: “as belas paisagens do Rio de Janeiro convidam a população a fazer programas ao ar livre. Estimular o uso da bicicleta, seja para o lazer nas horas de folga ou como meio de transporte no dia a dia, contribui para um estilo de vida com mais saúde e um planeta mais sustentável, diminuindo a emissão de poluentes”.

O secretário de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere, ressalta que o projeto está alinhado com o compromisso de combater a crise climática: “essa mega-ação de recuperação de ciclovias e ciclofaixas mostra que estamos no caminho para incentivar o transporte com baixa emissão de carbono”.

A recuperação da malha cicloviária nas áreas da cidade que abrange as zonas Sul, Centro e Norte inclui, ao todo, 121 bairros, somando em torno de 209 quilômetros. Já na Zona Oeste, são 23 bairros, totalizando em torno de 124 quilômetros, enquanto na região da Barra e de Jacarepaguá são 19 bairros, totalizando cerca de 126 quilômetros.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura dá início ao projeto de recuperação da malha cicloviária carioca

6 COMENTÁRIOS

  1. É a hora de cobrar que as ciclovias sejam refeitas com qualidade. Infraestrutura cicloviária no Brasil geralmente é uma esmola feita pros políticos encherem a boca de ecologia mas, na hora de tirar espaço dos carros mesmo, eles afrouxam.

    • no 1/2 da ciclo faixa havia 1 poste, 1 poste…
      akeles da Av Salvador Allende?
      na Av Princesa Isabel tem 1 galho p/ arrancar cabeca!
      zike zakes &!
      At.,

  2. Deve ter sido um dos piores projetos já feitos kkkkkk… só apertaram mais às ruas já congestionadas, não melhorou o trânsito, apenas piorou kkkkkk e ainda por cima, deixaram o ciclista bem exposto como exemplo da rua das laranjeiras e rua do catete… político sem o mínimo conhecimento de logística e infraestrutura, faz pouco e faz “m” kkkkkkk

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui