Prefeitura de Maricá lança campanha contra assédio em transporte público

Campanha tem por objetivo conscientizar todos os usuários do transporte público coletivo sobre a importância de se combater o crime de assédio sexual

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transportes (EPT), lançou nesta quinta-feira (01/09) a campanha contra o assédio sexual “Respeito sim, abusos não!”, com a divulgação de cartazes informativos nos 115 ônibus vermelhinhos da frota, que circulam gratuitamente em toda a cidade.

O presidente da EPT, Celso Haddad, explica que a campanha tem por objetivo conscientizar todos os usuários do transporte público coletivo sobre a importância de se combater o crime de assédio sexual.

Estamos lançando essa campanha hoje, mas, com o passar do tempo, vamos intensificá-la, para que todas as pessoas sejam tratadas da forma mais igualitária possível quando utilizarem o transporte público. Acreditamos que questões de racismo, estupro, ameaças, assédio, todas essas violências têm que ser recriminadas e extirpadas do nosso convívio social”, destacou.

Ao serem comunicados sobre qualquer uma dessas situações no interior dos coletivos, motoristas, despachantes e coordenadores estão orientados a chamar a polícia ou conduzir o ônibus até à delegacia mais próxima, para que a vítima faça o boletim de ocorrência e receba o amparo das autoridades policiais.

As denúncias também podem ser realizadas pelos telefones: 153 (Guarda Municipal), 96809-1516 (Disque Seop), 190 (Polícia Militar), 180 (Central de Atendimento à Mulher), 2638-1825 ou 99861-8813 (ambos da Ouvidoria EPT). A vítima precisará informar o horário que o crime ocorreu, além da data, linha de ônibus, número de ordem do veículo (por exemplo, MAR 03.013), características físicas e a descrição da roupa usada pelo agressor.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui