Prefeitura decreta luto por mortos em tragédia no Líbano e oferece ajuda com médicos e remédios

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem feita por drone mostra a local da explosão no porto de Beirute, no Líbano, nesta quarta-feira (5) — Foto: Hussein Malla/AP

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, decretou nesta quarta-feira, 05/08, luto oficial de três dias na cidade em homenagem aos mortos na explosão ocorrida ontem em Beirute, capital do Líbano. Em solenidade no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul da cidade, com a presença do cônsul geral do Líbano, Alejandro Bitar, e de representantes da enorme colônia libanesa no Rio, Crivella ofereceu ajuda, com sugestão de envio de médicos da rede municipal de saúde e também de remédios para ajudar no tratamento dos milhares de feridos.

Nós estamos prestando essa homenagem ao Líbano porque o Rio de Janeiro, desde o século 19, recebeu muitos libaneses que vieram aqui morar e nos ajudar a construir a nossa cidade. Somos a segunda maior colônia de libaneses no Brasil e no mundo. Estamos unidos nessa ajuda para que aquele país supere essa tragédia terrível“, disse Crivella.

A secretária municipal de saúde, Beatriz Busch, está em contato com o consulado libanês para viabilizar a ajuda humanitária do Rio para Beirute. A ideia é enviar cirurgião, anestesiologista ou ortopedista, especialidades médicas importantes no cuidado dos feridos. O Rio pretende mandar também, o mais rápido possível, medicamentos, como antibióticos e analgésicos. O envio da ajuda vai depender da viabilização com as autoridades libanesas, e as conversas estão sendo conduzidas nesse sentido.

Em 2018, Rio e Beirute, a capital do Líbano, assinaram acordo que as tornou cidades irmãs. A presença da cultura libanesa é forte entre os cariocas, e sua influência se estende à gastronomia, ao comércio e a diversos outros segmentos.

Advertisement

Hoje choramos juntos essa tragédia ocorrida no Líbano, esperamos que nos abracemos com alegria no futuro“, disse o cônsul Bitar.

Segundo o governo libanês, a contagem oficial de mortos chega a 135 (até as 17h de quarta-feira 05/08). O número de feridos passa de 5 mil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura decreta luto por mortos em tragédia no Líbano e oferece ajuda com médicos e remédios
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Enquanto o Prefeito oferece ajuda ao estrangeiro, com médicos e recursos, população de rua na cidade do Rio de Janeiro sofre sob viaduto, marquises etc.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui