Prefeitura demole 38 construções irregulares em Del Castilho, na Zona Norte

As construções foram erguidas ao lado da linha férrea e do viaduto que liga a Avenida Pastor Martin Luther King Júnior ao bairro Maria da Graça; entre as ocupações havia até um ferro-velho clandestino

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Nesta quarta-feira, (15/06), a Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Subprefeitura da Zona Norte realizam a demolição de 38 construções irregulares na Avenida Dom Hélder Câmara, altura do viaduto Engenheiro Alvarino José Fonseca, em Del Castilho, na Zona Norte.

As construções foram erguidas sem nenhuma autorização municipal ao lado da linha férrea e do viaduto que liga a Avenida Pastor Martin Luther King Júnior ao bairro Maria da Graça.

Entre as ocupações havia um ferro-velho clandestino que ocupava cerca de 240 metros quadrados ao lado do viaduto. Ainda tinham outras 27 construções sob o viaduto e mais dez ocupações em fase inicial junto ao Condomínio Vivaz, por onde invadiam e cometiam furtos no interior, todas com paredes de madeira e tecido, apresentando condições precárias e insalubres para os ocupantes.

O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, afirma que na ação de hoje foi possível identificar atuação do crime organizado no local. “Por isso, agimos para retomar o espaço público e devolvê-lo ao carioca, pois estamos diante de uma área importante da Zona Norte do Rio. Desde janeiro de 2021, mais de 800 construções ilegais já foram demolidas e seguiremos firmes neste trabalho em conjunto com outros órgãos”, completou Carvenale.

Advertisement

Investigações do setor de inteligência apontam que o tráfico de drogas ameaçava moradores do condomínio arremessando pedras e tentando negociar a liberação de 15 unidades do prédio ou o pagamento mensal de R$50 mil.

O local também possuía barricadas para dificultar a entrada das forças de segurança.

A operação conta com agentes da Subsecretaria de Operações da Seop, da Coordenadoria Técnica de Operações Especiais (COOPE), vinculada à Secretaria de Conservação; além da Polícia Militar, Guarda Municipal, Rioluz, Light e Comlurb.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura demole 38 construções irregulares em Del Castilho, na Zona Norte
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Claro que é uma coincidência…com a liberação iminente para os novos moradores desses apartamentos do “vivaz” a prefeitura agiu como se deve agir. Del Castilho tem vários ferros velhos próximos a linha férrea. Moradores de rua se aproveitaram de um terreno baldio ao lado dos novos prédios e queimam fios e madeiras, que também foi bem utilizado pela Comlurb para manter viaturas, containers e para o manejo do lixo recolhido na região. Torcemos para que outras regiões da cidade sejam contempladas com a mesma operação limpeza, com olhar especial nas ocupações de calçada com pequenas construções, os famosos “avanços” na calçada para comércio, pontos de mototaxi e outras “cositas mas” tão mostradas na TV.

    • Esse perímetro ali do Jacarezinho, Mangueira, Manguinhos, Benfica, Caju é a sucursal do inferno e da desgraça na terra. Lugar tenebroso.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui