Prefeitura desafia recomendações internacionais e quer derrubar a Floresta de Camboatá

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Floresta do Camboatá, em Deodoro - Foto: Brenno Carvalho

Nesta semana, véspera de Carnaval, com as mentes já distraídas e descontraídas pela folia, ocorreram três fatos significativos em relação a uma ação prenunciada e que mais tarde agredirão mortal e moralmente o grau de sustentabilidade ambiental da Cidade do Rio de Janeiro: a demolição e a morte da Floresta de Camboatá, com suas 180 mil árvores de Mata Atlântica, encravadas em um dos bairros mais quentes e pobres do Rio de Janeiro. E para quê? Para construir um hipotético autódromo de corridas de carros estrangeiros de Fórmula 1 (e um enorme negócio imobiliário que o justifica).

O assunto não morreu, apenas desapareceu, por algumas semanas das manchetes. Mas está de volta, com os fatos abaixo narrados:

1º fato: Foi pautado na reunião do dia 18/03/2020 da CECA – Conselho de Meio Ambiente do Estado do RJ – o Relatório de Impacto Ambiental, apresentado pela empresa RioMotor, conforme exigência da decisão judicial.  Não sabemos o que se passou na reunião, pois nada ainda foi noticiado no site do INEA (Instituto Estadual de Meio Ambiente). Ou seja, ainda insistem em dar continuidade ao projeto de extermínio da floresta.

2º fato: A Comissão de Meio Ambiente da Câmara do Rio pede “informações” ao Executivo sobre o “projeto do Autódromo”. Com o pedido de informações, enquanto não for respondido, o projeto de lei que visa autorizar a doação de parte do terreno público ao investidor imobiliário (RioMotor) do autódromo não pode ter prosseguimento. Talvez, sem quorum para não aprovar o projeto, o jeito é atrasá-lo o quanto possível. A preocupação está na pauta parlamentar.

Advertisement
1 Prefeitura desafia recomendações internacionais e quer derrubar a Floresta de Camboatá

3º fato: A OCDE (Organização para Cooperação para o Desenvolvimento Econômico) – prestigiada organização internacional para “boas práticas”, da qual o Brasil está implorando para fazer parte, acaba de publicar um Report, exatamente sobre “Sustainable Land Use” (Uso Sustentável do Solo)*, tudo visando as mudanças climáticas. Clicando no link, lá estarão as principais recomendações (POLICY HIGHLIGHTS), nas quais os planos de extinção da floresta urbana de Camboatá sob o pretexto de “desenvolvimento econômico” local causaria um verdadeiro choque de horror àquela instituição. Tudo contrariando ao que ali está recomendado para “boas práticas” de desenvolvimento.

Esquizofrenia política

Esquizofrenia política seria receber na OECD um país como o Brasil, sabendo que na sua prática, tanto o governo federal, como o do Estado do Rio de Janeiro e da Cidade do Rio, alimentam e festejam o prenúncio de uma destruição florestal urbana! Seria executar uma ação completamente contra as boas práticas de desenvolvimento econômico preconizadas pela Organização!

Claro, a OECD precisa saber disso imediatamente… 

Para quem tem dúvida se a floresta urbana de Camboatá existe ou não, vale a pena ver o vídeo abaixo que deverá ser divulgado internacionalmente, não só junto à OCDE, mas também junto aos patrocinadores e pilotos da Fórmula 1, para todos saberem sobre crime ambiental que podem estar coonestando, com inocência ou não. Só para servir a desejos econômicos e políticos inconfessáveis de alguns poucos “brasileiros”.

* Relatório da OECD:

Este relatório examina os desafios em andamento para alinhar a política de uso da terra com os objetivos climáticos, de biodiversidade e de alimentos, e as oportunidades para melhorar a sustentabilidade dos sistemas de uso da terra. Ele analisa seis países - Brasil, França, Indonésia, Irlanda, México e Nova Zelândia - com setores agrícolas e florestais relativamente grandes e emissões associadas de gases de efeito estufa, muitos dos quais também abrigam biodiversidade de importância global. Com base nas estratégias e planos nacionais relevantes desses países, coordenação institucional e instrumentos de políticas, o relatório fornece insights de boas práticas sobre como alinhar melhor os processos de tomada de decisão sobre o uso da terra e alcançar uma coerência mais forte entre uso da terra, clima, ecossistemas e alimentos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura desafia recomendações internacionais e quer derrubar a Floresta de Camboatá
Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. É lamentável que um país tão rico geograficanente falando, seja tão pobre no que se refere à cultura, educação e políticas públicas.
    Não é possível que os governantes tenham tamanho poder de decisão !
    Desde o descobrimento até os dias de hoje, tudo aqui é feito para estrangeiros, para agradá los, em nome de uma minoria podre e soberba.
    E o povo? Não opina? Não tem voz nem vez?
    República da bananas !!! Absurdo !!!

  2. Depois ninguém entende pq o Rio tem estado mais quente do que o normal. E quando chove alaga tudo. Já tivemos autódromo aqui e não tem utilização 365 dias. Deixe as árvores em paz.

  3. Um pedaço de mato lindo. Se não preservar, vai acabar muito cedo! Atualmente deve ser de depósito de lixo e esconderijo e abrigo de bandidos. A destinação para autódromo seria uma melhora substancial para a região. Sugiro a Prefeitura reflorestar uma área duas vezes superior a que será desmatada. Já vi autódromo no Canada, EUA e Europa com bastante árvores.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui