Prefeitura discute futuro urbanístico da Zona Norte em Audiência Pública

A reunião foi realizada nesta quarta-feira no Parque de Madureira e ouviu as solicitações dos moradores da Área de Planejamento 3

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Parque Madureira


Em Audiência Pública realizada nesta quarta-feira (16/06), de forma híbrida, na Arena Carioca Fernando Torres, no Parque de Madureira, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, discutiu o futuro urbanístico dos bairros da Área de Planejamento 3. O debate, que faz parte do processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável da cidade, realizado a cada 10 anos, contou com a participação de autoridades municipais locais, representantes de associações e da população em geral.

O Subprefeito da Zona Norte,  Diego Vaz, apontou a relevância da escuta popular na construção dos planos de desenvolvimento da cidade. “A Zona Norte é uma área que carrega muita história e a essência do Rio de Janeiro. É de extrema importância que a gente ouça essa população. Que o planejamento dos próximos anos não saia só de uma via singular, apenas dos gestores públicos, mas que a cidade tenha sua voz nessa participação”.

A arquiteta Ana Paula Sá, que participou da audiência, chamou atenção para os lotes de propriedades que encontram dificuldades para regularização fundiária. “São lotes da década de 60 e 70, em que os donos separaram frações dos terrenos para os filhos. Eles não possuem escrituras e não existe um modo de regularizar isso na Prefeitura. É necessário que tenhamos uma opção de solução para esse parcelamento no Plano Diretor”. Já Maristela Mendes, moradora de Cascadura, fez um apelo por mais cuidado com toda  a região. “É importante ter um olhar mais cuidadoso para a AP3, estamos carentes de muitos serviços, como mais opções de transportes públicos e atenção para as praças.”

O Secretário de Planejamento Urbano, Washington Fajardo, ressaltou que a Zona Norte possui dois desafios: o fundiário e a geração de espaços públicos, a partir da possibilidade de um novo adensamento. “O erro que não podemos cometer, em hipótese alguma, é o que foi feito nos dois últimos Planos Diretores: apontar os locais que precisam de desenvolvimento urbano sustentável e não desenvolvê-los. É preciso estar atento a esses detalhes”.

Advertisement

Fernanda Delmonte, assessora técnica da Secretaria Municipal de Habitação, também esteve na audiência e afirmou que a  regularização fundiária é uma das prioridades atuais da secretaria. “Nós agora temos uma Subsecretaria de Regularização Fundiária, o que é algo inédito, e estamos trabalhando para regulamentar a Lei Federal 13465/17, que trata do tema”.

O debate hoje será na Área de Planejamento 4

A Área de Planejamento 4, que engloba bairros como Barra, Jacarepaguá e Vargens, será o tema da Audiência Pública de hoje, a realizar-se na Fundação Cidade das Artes. A reunião, que será iniciada às 19 horas, permitirá a participação dos interessados tanto de maneira presencial quanto online. Para participar presencialmente, é necessário se inscrever na plataforma planodiretor.rio até às 14 horas. Nesse horário, será divulgada a lista dos participantes que poderão acessar o local. Quem preferir participar online, poderá acessar a sala virtual no aplicativo Zoom ou acompanhar a transmissão ao vivo pelo Youtube.

Amanhã será finalizada a rodada de audiências regionais, com um debate sobre a AP5, que abrange Campo Grande, Santa Cruz, Bangu e demais bairros da Zona Oeste.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura discute futuro urbanístico da Zona Norte em Audiência Pública
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui