Prefeitura divulga programa de tratamento para fumantes no Dia Nacional de Combate ao Fumo

A psicóloga responsável pelo programa afirmou que, entre 40% e 50% dos pacientes que dão início ao tratamento, param de fumar no primeiro mês

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cigarro Eletronico
Foto: Chris F

A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio), divulgou, nesta segunda-feira (29), a existência de um programa municipal destinado aos fumantes que querem largar o vício. Para dar início ao tratamento, que é realizado em centros municipais de saúde e clínicas da família, os interessados devem comparecer a uma unidade de saúde. A divulgação do poder público municipal acontece no âmbito do Dia Nacional de Combate ao Fumo. As informações são do jornal O Dia.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o tratamento inicialmente requer acompanhamento semanal durante 1 mês, depois as consultas passam a ser quinzenais, mensais e anuais, de acordo com o progresso do paciente. Tal desenvolvimento é necessário para evitar que a pessoa acompanhada não tenha recaídas. O tratamento pode ser individual ou em grupo, conforme a preferência de quem vai ingressar no programa para parar de fumar.  

Segundo a psicóloga responsável pelo programa, Ana Helena Rissin, entre 40% e 50% dos pacientes que dão início ao tratamento param de fumar no primeiro mês. Em geral, a idade média dos participantes do programa é de 40 anos ou mais. São pessoas que começaram no vício ainda muito jovens e já desenvolveram algum tipo de enfermidade relacionada ao fumo.

“O cigarro provoca três tipos de dependências: física, comportamental e emocional. Não adianta só falar para fumante que faz mal. Na primeira entrevista do programa, tentamos perceber qual a ligação dele com o cigarro e fazê-lo se reconhecer nessas dependências para saber lidar com elas. A interrupção não é mágica”, explicou a psicóloga.

Advertisement

Para dar início ao tratamento, segundo Ana Helena Rissin, o paciente deve definir uma data para parar de fumar. Com a data definida, a ele terá acesso a informações e estratégias para controlar todas as etapas pelas quais passa uma pessoa em fase de desintoxicação.

“No final do tratamento, há até casos de pessoas que reformaram a casa com o dinheiro que usavam para comprar os maços de cigarros. Sem falar nos benefícios para a saúde. Vale lembrar que tanto o cigarro tradicional quanto o eletrônico liberam inúmeras substâncias tóxicas e cancerígenas tanto para quem fuma quanto para os que estão ao seu redor”, enfatizou Ana Helena Rissin.

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Secretaria Municipal de Saúde alertou que, em locais de uso coletivo, públicos ou privados, é proibido o consumo de qualquer produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, inclusive cigarro eletrônico, narguilé, pod, vape, entre outros. O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa) também realizou ações preventivas e educativas entre comerciantes e consumidores sobre a legislação e malefícios causados pelo consumo de tais produtos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura divulga programa de tratamento para fumantes no Dia Nacional de Combate ao Fumo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui