Foto: Edvaldo Reis

Em depoimento à CPI da Linha Amarela, que investiga irregularidades no contrato de concessão da via, o procurador-geral do Município, Marcelo Marques, disse que desde sua inauguração, em 1997, já passaram 151 milhões de veículos a mais do que o previsto quando foi feito o contrato de concessão.



Siga nossas redes e assine nossa newsletter, de graça

Jornalismo sério, voltado ao Rio de Janeiro. Com sua redação e colunistas, o DIÁRIO DO RIO trabalha para sempre levar o melhor conteúdo para os leitores do site, expectadores dos nossos programas audiovisuais e ouvintes dos nossos podcasts. O jornal 100% carioca faz a diferença.

O cálculo consta de levantamento feito pela Controladoria Geral do Município (CGM), que estima em R$ 1,6 bilhão o prejuízo causado aos cofres públicos por sobrepreço nas obras, cobrança de tarifa de pedágio acima do necessário para manter o equilíbrio do contrato e fluxo de veículos subestimado. Ainda de acordo com a CGM, os ganhos da Lamsa com a Linha Amarela são suficientes para que a concessão houvesse se encerrado em 2015.

Os vereadores que compõem a CPI da Linha Amarela concordaram durante a audiência que a concessionária vem cobrando preços extorsivos no pedágio da via.

De acordo com a prefeitura, o valor do prejuízo causado aos cofres públicos por conta das irregularidades, seria suficiente para comprar 1.200 tomógrafos, reformar 1.600 escolas ou manter, por 6 anos, todos os serviços de conservação da cidade.

Na audiência foram ouvidos, além do procurador-geral do Município, o secretário de Infraestrutura e Habitação, Sebastião Bruno e técnicos do Tribunal de Contas do Município (TCM).

O secretário afirmou que os valores cobrados pela concessionária e o sobrepreço constatado são um “roubo e provocam revolta”. Ele defendeu o fim da concessão com a Lamsa.

Por meio de comunicado, a Lamsa disse que “as afirmações não procedem, estão desprovidas de respaldo jurídico e em desacordo com o próprio contrato de concessão”.

Ainda de acordo com a nota, “desde o início do contrato, a concessionária tem atuado alinhada às regras municipais, sempre dentro da legalidade“.

E termina dizendo que a “Lamsa segue cumprindo rigorosamente com todas as obrigações previstas em seu contrato de concessão”.

5 COMENTÁRIOS

  1. E os vendedores de biscoito Globo na praça do pedágio? Quando vocês da LAMSA vão retira-los de lá heim?
    Eu pago um pedágio muito caro pra tá me arriscando a atropelar algum vendedor na praça do pedágio e depois ter que responder um Processo.

  2. O comentário acima sobre o que acontece nos bastidores e o que se passa na linha amarela não é publicado na grande imprensa,infelizmente,apenas em sites como esse e redes sociais,pois a olhos vistos e como usuário da via,vê-se,nota-se a mina de dinheiro que deve ser aquilo devido ao preço extorsivo cobrado e o volume de veículos que transitam e nenhuma melhora de serviços ou assistência ao cidadão.

    • Ekiton, esta matéria tem sido veiculada em todos os veículos de massa, inclusive O Globo, O Dia e R7. E já faz algum tempo, desde que esse processo começou. Procura no Google que você vai encontrar. O país já está com problemas demais pra gente ficar colocando culpa na imprensa como se houvesse sempre um grande conluio contra tudo no Brasil. Vamos tentar enxergar o Brasil de todos os ângulos.

      • Desde que esse processo começou não é verdade, essas denuncias eu faço DE OFICIO desde 1996, alem de não ser divulgado, formou=se uma quadrilha de juizes e procuradores em torno desse pedagio, que acabaram me processando por varias vezes até que o ultimo processo a LAMSA COMPROU JUÍZES, DEFENSORIA PUBLICA E MPERJ e acabaram me condenado no cível, depois de desentranhar as provas do crime, na condenação por Calunia me multaram em 4 MILHÕES DE REAIS isso é inédito no mundo, e a grande mídia nem deu bola, procurei todos e eles nem quiseram saber, por fim ainda acabei preso por 45 dias em um manicômio judiciário já que não tinha outra alternativa nem como me calar e colocar-me na qualidade de criminoso, porque eu tenho as provas de tudo que falo, criaram essa situação, e mais criaram uma nova situação dizendo que eu queria matar o juiz corrupto que me condenou nessa fortuna nunca vista. Isso é uma quadrilha que atua junto com poder judiciário e políticos, mais recentemente até a mulher de Gilmar Mendes foi pega transferindo propina da Linha Amarela para Cesar Maia… O saldo dessa desmoralização, meu filho mais novo de 4 filho se suicidou, minha esposa se afastou de mim, os demais filhos passam o resto da vida me criticando que deixei todos na miséria por causa dessa briga contra essa quadrilha.

  3. LAMSA é uma Organização Criminosa que venho denunciando desde 1996 foi blindada pelo TRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICIPIO e seu presidente THERIS MONTEBELLO, com envolvimento do MINISTÉRIO PUBLICO ESTADUAL sob supervisão do PGJ-MARFAN MARTINS VIEIRA, e por BANDIDOS DE TOGA que o JORNAL O DIA fez matéria mentirosa e sem conhecimento de causa alegando que eu queria matar juiz MARIO CUNHA OLINTO FILHO diretor do TJRJ da Barra da Tijuca, UM CORRUPTO ASSASSINO que desentranhou documentos e provas que hoje estão vindos à tona, uma imprensa marrom, interessada em vantagens pecuniárias e sensacionalismo barato, que ajudou a destruir a mim e minha família em detrimento da ORCRIM montada por CESAR MAIA e LÉO PINHEIRO junto com o grupo de estelionatários INVEPAR-LAMSA-OAS cujo advogado PAULO ELÍSIO DE SOUZA que também advoga pra esse JORNAL O DIA uma instituição que abriga alguns reportes irresponsáveis que também se aliaram a esse esquema do pedágio ilegal conhecido como PROPINOVIAS CARIOCA envolvendo Linha Amarela & Transolimpica AÉCIO NEVES que se mantem sob suspeita a base de distribuição de propinas via escritório de SERGIO BERMUDES qual faz parte GUIOMAR MENDES esposa de GILMAR MENDES sob os auspícios de muitos Ministros do STF que tem conhecimento de causa e delegados de Policia Civil e Federal, crimes permanentes aplicados aqui no Rio de Janeiro por essa quadrilha, citados por RACHEL DODGE-PGR como terra sem lei e por MARCELLO BRETAS-JUIZ como crimes praticados com a maior naturalidade…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui