Evento de lançamento no Complexo do São Carlos - Foto: Bernardo Cordeiro

A partir desta sexta-feira (09/07), jovens com idade entre 16 e 24 anos residentes do município do Rio de Janeiro podem se inscrever no Ciclo Formativo de Orientação e Capacitação sobre o Mercado de Trabalho, vinculado ao programa Emprega Juv. A iniciativa é da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) em parceria com o Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET) e tem como objetivo capacitar 300 jovens em habilidades essenciais para o mercado de trabalho, tais como comunicação, cultura digital, pensamento criativo, cooperação e empatia. As inscrições vão até o próximo dia 18/07.

O evento de lançamento ocorreu nesta sexta no Complexo do São Carlos, na região central da capital fluminense. A JUVRio montou uma tenda no local para orientar e fazer a inscrição de mais de 100 jovens do território no ciclo formativo do Emprega Juv. ”Estamos fazendo um movimento forte de empregabilidade da juventude carioca. Primeiro vamos capacitá-los com o ciclo formativo e, depois, a ideia é encaminhá-los para o Programa Jovem Aprendiz, atendendo a demanda das empresas que necessitam cumprir as cotas estabelecidas por lei”, diz o secretário Salvino Oliveira.

A parceria prevê o encaminhamento de uma parcela dos participantes para o Programa Jovem Aprendiz, que já é realizado pelo ISBET desde 2008, de acordo com as vagas disponíveis. Com isso, a proposta é que essa experiência positiva acarrete na continuidade da execução do Emprega Juv, promovendo a inserção profissional da juventude carioca e a possibilidade de maior empregabilidade. Está previsto ainda um selo intitulado ”Amigo da Juventude” para as empresas parceiras.

Foto: Bernardo Cordeiro

”Vamos colocar esses jovens para trabalhar. Capacitar eles primeiro com um curso de orientação profissional, onde serão preparados para o mercado de trabalho com boas condições de disputar uma vaga de Jovem Aprendiz”, explica Sônia Pelay, diretora administrativa do ISBET.

O projeto será gratuito e realizado de forma virtual. O ciclo formativo é composto por 8 módulos ministrados ao longo de 2 meses, sendo uma disciplina por semana, com 2 encontros de 2h de duração cada, e o Projeto Final com mais 3 encontros onde os jovens terão a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprenderam ao longo da capacitação. Ao término, os alunos vão ganhar um certificado emitido pelo ISBET em parceria com a JUVRio.

1 COMENTÁRIO

  1. Este poderia ser o embrião para se estudar seriamente a inclusão do jovem no primeiro emprego e a integração deste com as questões das instituições.
    Caso este processo evoluísse, poderíamos criar o SERVIÇO PÚBLICO OBRIGATÓRIO, para todos os jovens que fazem dezoito anos, durante seis a doze meses, com remuneração e contrato de trabalho registrado.
    Esta integração abriria os horizontes dos órgãos públicos e daqueles jovens que lá trabalhassem, porque geraria visões administrativas completamente novas e ainda evitaria a contratação de determinados escalões para o Serviço Público.
    Sem falar ainda, na distribuição de renda e melhor formação do jovem brasileiro.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui