Prefeitura do Rio abre inscrições de capacitação de jovens para o mercado de trabalho

Objetivo é capacitar 300 jovens em habilidades essenciais para o mercado de trabalho, tais como comunicação, cultura digital, pensamento criativo, cooperação e empatia; inscrições terminam em 18/07

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Evento de lançamento no Complexo do São Carlos - Foto: Bernardo Cordeiro

A partir desta sexta-feira (09/07), jovens com idade entre 16 e 24 anos residentes do município do Rio de Janeiro podem se inscrever no Ciclo Formativo de Orientação e Capacitação sobre o Mercado de Trabalho, vinculado ao programa Emprega Juv. A iniciativa é da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) em parceria com o Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET) e tem como objetivo capacitar 300 jovens em habilidades essenciais para o mercado de trabalho, tais como comunicação, cultura digital, pensamento criativo, cooperação e empatia. As inscrições vão até o próximo dia 18/07.

O evento de lançamento ocorreu nesta sexta no Complexo do São Carlos, na região central da capital fluminense. A JUVRio montou uma tenda no local para orientar e fazer a inscrição de mais de 100 jovens do território no ciclo formativo do Emprega Juv. ”Estamos fazendo um movimento forte de empregabilidade da juventude carioca. Primeiro vamos capacitá-los com o ciclo formativo e, depois, a ideia é encaminhá-los para o Programa Jovem Aprendiz, atendendo a demanda das empresas que necessitam cumprir as cotas estabelecidas por lei”, diz o secretário Salvino Oliveira.

A parceria prevê o encaminhamento de uma parcela dos participantes para o Programa Jovem Aprendiz, que já é realizado pelo ISBET desde 2008, de acordo com as vagas disponíveis. Com isso, a proposta é que essa experiência positiva acarrete na continuidade da execução do Emprega Juv, promovendo a inserção profissional da juventude carioca e a possibilidade de maior empregabilidade. Está previsto ainda um selo intitulado ”Amigo da Juventude” para as empresas parceiras.

Emprega JUV Isbet Creditos Bernardo Cordeiro Prefeitura do Rio abre inscrições de capacitação de jovens para o mercado de trabalho
Foto: Bernardo Cordeiro

”Vamos colocar esses jovens para trabalhar. Capacitar eles primeiro com um curso de orientação profissional, onde serão preparados para o mercado de trabalho com boas condições de disputar uma vaga de Jovem Aprendiz”, explica Sônia Pelay, diretora administrativa do ISBET.

Advertisement

O projeto será gratuito e realizado de forma virtual. O ciclo formativo é composto por 8 módulos ministrados ao longo de 2 meses, sendo uma disciplina por semana, com 2 encontros de 2h de duração cada, e o Projeto Final com mais 3 encontros onde os jovens terão a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprenderam ao longo da capacitação. Ao término, os alunos vão ganhar um certificado emitido pelo ISBET em parceria com a JUVRio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio abre inscrições de capacitação de jovens para o mercado de trabalho
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Este poderia ser o embrião para se estudar seriamente a inclusão do jovem no primeiro emprego e a integração deste com as questões das instituições.
    Caso este processo evoluísse, poderíamos criar o SERVIÇO PÚBLICO OBRIGATÓRIO, para todos os jovens que fazem dezoito anos, durante seis a doze meses, com remuneração e contrato de trabalho registrado.
    Esta integração abriria os horizontes dos órgãos públicos e daqueles jovens que lá trabalhassem, porque geraria visões administrativas completamente novas e ainda evitaria a contratação de determinados escalões para o Serviço Público.
    Sem falar ainda, na distribuição de renda e melhor formação do jovem brasileiro.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui