Prefeitura do Rio alerta para risco de nível 4 de calor e reforça medidas de segurança

Com temperaturas acima de 40°C, município pode enfrentar calor extremo pela primeira vez

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio realizou, neste domingo (16), uma coletiva para alertar a população sobre a forte onda de calor que atingirá a cidade nos próximos dias. Com termômetros podendo ultrapassar os 40°C nesta segunda (17) e terça-feira (18), há risco de o município alcançar, pela primeira vez, o nível de calor (NC) 4. As informações são de Lucas Luciano/Tempo Real.

Esse nível ocorre quando os índices de calor variam entre 40°C e 44°C por pelo menos três dias consecutivos, com tendência de intensificação. Caso a previsão se confirme, essa será a primeira vez que o Rio registrará essa classificação.

Blocos de carnaval seguem, mas com alerta para hidratação

Durante a coletiva, o prefeito Eduardo Paes (PSD) afirmou que, apesar do calor extremo, os blocos de rua não serão suspensos durante o carnaval. No entanto, ele fez um apelo aos foliões: “Hidratem-se mais!”, alertou Paes, destacando que a diversão deve ser acompanhada de cuidados com a saúde devido às altas temperaturas.

A preocupação com o calor se intensificou após a morte de uma fã por exaustão térmica no show de Taylor Swift, no Engenhão, em 2023. O caso levou à criação de um protocolo em cinco estágios, que prevê ações preventivas a partir do NC3, com restrições mais rigorosas nos níveis mais altos.

Medidas de segurança em caso de NC4

Se a cidade atingir o nível 4 de calor, a prefeitura implementará uma série de medidas para minimizar os impactos das altas temperaturas:

  • Pontos de resfriamento: Locais como Naves do Conhecimento, parques e Vilas Olímpicas serão abertos ao público para oferecer alívio do calor.
  • Parada para hidratação: Trabalhadores expostos ao sol terão intervalos programados para se hidratar e evitar complicações.
  • Suspensão de eventos: Grandes eventos poderão ser cancelados caso os organizadores não adotem medidas para reduzir o impacto do calor.
  • Mudança nas aulas de Educação Física: As atividades serão transferidas para espaços cobertos para proteger os alunos.

Fevereiro quente e seco preocupa autoridades

O Rio enfrenta um dos fevereiros mais quentes e secos dos últimos anos. A cidade está sob influência de uma massa de ar quente, que reduz a ocorrência de chuvas e leva os índices de umidade relativa do ar a menos de 30%, principalmente no período da tarde.

A previsão é de novos recordes de temperatura, o que pode tornar este um dos fevereiros mais secos já registrados. As autoridades reforçam a importância da hidratação, da proteção contra o sol e do uso dos pontos de resfriamento espalhados pela cidade.

Níveis de Calor – Centro de Operações Rio

O Centro de Operações Rio (COR) implementou um sistema de Níveis de Calor para monitorar e comunicar à população as condições térmicas da cidade, especialmente durante períodos de calor intenso. Esse sistema é dividido em cinco níveis, cada um correspondendo a faixas específicas de temperatura e à duração desses eventos térmicos.

Nível 1 (NC1): Indica condições normais, sem previsão de altos índices de calor. A cidade mantém sua rotina habitual, sem necessidade de ações específicas.

Nível 2 (NC2): Ativado quando há previsão ou registro de temperaturas entre 36°C e 40°C por um ou dois dias consecutivos. Nessa fase, o COR coordena e dissemina informações sobre os sintomas da exposição ao calor e fornece orientações à população, com apoio técnico da Secretaria de Saúde. Não há impactos significativos na rotina da cidade, mas os cidadãos são incentivados a se manterem informados.

Nível 3 (NC3): Ocorre quando temperaturas entre 36°C e 40°C são registradas ou previstas para durar pelo menos três dias consecutivos. O COR intensifica a comunicação, utilizando todos os seus canais, como site, aplicativo, redes sociais e mobiliário urbano, além de contato direto com a imprensa. Apesar de não haver mudanças na rotina da cidade, a população deve permanecer atenta às informações.

Nível 4 (NC4): Declarado quando temperaturas entre 40°C e 44°C são registradas ou previstas por, no mínimo, três dias consecutivos. Nesse nível, o COR orienta a população a adaptar suas rotinas para minimizar a exposição ao calor extremo. Medidas incluem a indicação de locais públicos climatizados como pontos de resfriamento, ampliação da oferta de estações de hidratação e possível cancelamento ou reagendamento de eventos ao ar livre que não possam ser ajustados às condições térmicas. A suspensão de atividades externas também pode ser considerada. Todas as ações são orientadas pelo Comitê de Desenvolvimento de Protocolos para Enfrentamento de Calor Extremo e aprovadas pelo prefeito.

Nível 5 (NC5): É o alerta máximo, acionado quando temperaturas acima de 44°C são registradas ou previstas para durar pelo menos três dias consecutivos. Nesse estágio, atividades de risco relacionadas ao calor extremo que não possam ser interrompidas são monitoradas para proteger a população. Boletins meteorológicos são emitidos a cada seis horas, e um boletim epidemiológico é divulgado até 72 horas após o término da onda de calor. Medidas adicionais podem incluir a abertura de unidades municipais como pontos de resfriamento, reagendamento de eventos de médio e grande porte, suspensão de atividades ao ar livre em escolas e outras ações conforme orientação do Comitê de Desenvolvimento de Protocolos para Enfrentamento de Calor Extremo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio alerta para risco de nível 4 de calor e reforça medidas de segurança

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui