Prefeitura do Rio antecipa calendário de primeira dose da vacina contra Covid-19

A partir de agora, não há restrição de idade para pessoas com síndrome de down e renais crônicos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (05/05), a Secretaria Municipal de Saúde divulgou mais uma antecipação no calendário de vacinação para a primeira dose contra a Covid-19. Os grupos prioritários estão mantidos, mas a partir de amanhã passam a ser atendidas duas faixas etárias por dia. Outra mudança beneficia as pessoas com síndrome de down e doença renal crônica (pacientes dependentes de diálise), que não terão mais restrição de idade para se vacinar, desde que tenham 18 anos ou mais.

Nesta quinta-feira (06/05) serão vacinadas, pela manhã, pessoas dos grupos prioritários com 53 anos e, à tarde, as de 52 anos. Na sexta (07/05), as de 51 devem ir aos postos pela manhã e as de 50 à tarde. No sábado (08/05) será dia de repescagem para todas as pessoas dos grupos prioritários a partir de 50 anos.

Gestantes e puérperas com comorbidades, portadores com síndrome de down e renais crônicos, com idades a partir de 18 anos, poderão se vacinar em qualquer data.

Os grupos prioritários atendidos nesta etapa da vacinação são pessoas com comorbidades (conforme lista do Programa Nacional de Imunizações), incluindo gestantes e puérperas; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores da saúde, da educação e de serviços de limpeza urbana; guardas municipais; motoristas e cobradores de ônibus e condutores do transporte escolar; policiais civis e militares, bombeiros e agentes penitenciários, esses últimos sendo vacinados em seus locais de trabalho. Com exceção de gestantes e puérperas com comorbidades, doentes renais crônicos e pessoas com síndrome de down, todos os demais devem respeitar o escalonamento etário.

Advertisement
WhatsApp Image 2021 05 05 at 17.02.46 Prefeitura do Rio antecipa calendário de primeira dose da vacina contra Covid-19
Foto: Divulgação

Para a segunda dose da CoronaVac, segue o calendário anteriormente anunciado:

  • Dias 05/05 a 07/05 (quarta a sexta) – Pessoas com 67 anos ou mais;
  • Dia 08/05 (sábado) – Pessoas com 66 anos;
  • Dia 13/05 (quinta) – Pessoas com 65 e 64 anos;
  • Dia 17/05 (segunda) – Pessoas com 63, 62 e 61 anos.

Paralelamente aos idosos, a Prefeitura do Rio informou também o detalhamento da segunda dose da CoronaVac para vacinados que não sejam idosos, ou seja, são de outros grupos prioritários:

  • Primeira dose entre 05/04 e 09/04 – Comparecer ao mesmo posto de saúde 10 dias após a data de retorno agendada inicialmente para tomar a segunda dose;
  • Primeira dose entre 10/04 e 17/04 – Comparecer ao mesmo posto de saúde no dia 17/05;
  • Primeira dose após 17/04 – Comparecer ao mesmo posto de saúde na data marcada inicialmente (ou seja, não haverá adiamento)

Segundo a prefeitura, o planejamento foi desenvolvido de acordo com a previsão de envio de remessas da vacina divulgada pelo Instituto Butantan.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio antecipa calendário de primeira dose da vacina contra Covid-19
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui