No último sábado (29), a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou o começo das obras da UPA e Clínica da Família do Mato Alto, em Guaratiba, Zona Oeste. Localizada na Avenida Dom João VI, próxima à estação do BRT, a nova unidade mista está orçada em R$ 21,6 milhões. Essa será a 16ª UPA na cidade, oferecendo atendimentos de emergência clínica, cuidados ambulatoriais e promoção da saúde para os moradores da região.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, ressaltou que a instalação da unidade médica era um desejo antigo da população da Zona Oeste, sendo um compromisso assumido por ele. As obras têm previsão para começar em até 45 dias.
“Temos feito muito para recuperar a saúde. Atualmente, estamos com 73% de cobertura de atenção primária. Em 2021, esse número era de apenas 46%”, afirmou o prefeito.
Conforme informações da Prefeitura, o local terá 4,3 mil metros quadrados de área construída em dois pavimentos, térreo e mezanino. A unidade mista terá setores de atendimento de urgência e emergência, salas de espera, procedimentos e observação, consultórios médicos e de saúde bucal, salas dos agentes, de educação em saúde, auditório e administração. Os pacientes com quadros de urgência terão no local o pronto-atendimento, com assistência médica, exames e suporte de equipamentos modernos.
Nas dependências da Atenção Primária atuarão, inicialmente, quatro equipes da Estratégia Saúde da Família, cobrindo aproximadamente 14 mil pessoas. Os usuários contarão com atendimento clínico, tratamento para hipertensão, diabetes e tuberculose, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança, vacinação, odontologia, troca de curativos, pequenos procedimentos cirúrgicos e agendamento de visitas domiciliares, entre outros serviços. Também será possível retirar gratuitamente medicamentos da grade de itens da Atenção Primária.
A UPA do Mato Alto será a segunda construída pela atual gestão, que em 2023 inaugurou a unidade de Del Castilho. A Secretaria Municipal de Saúde opera atualmente 15 UPAs em diversos pontos da cidade, realizando mais de 100 mil atendimentos de urgência e emergência mensalmente. Desde o ano passado, todas as unidades de pronto-atendimento estão passando por reformas estruturais.
Até o momento, já foram entregues as reformas das UPAs de Engenho de Dentro, Senador Camará, Paciência, Sepetiba, Rocha Miranda, Rocinha, Alemão, Manguinhos e Magalhães Bastos.