Atletas que disputaram os Jogos de Tóquio 2020 foram homenageados com placa comemorativa – Foto: Beth Santos/Prefeitura

Nesta sexta-feira (20/08), o prefeito Eduardo Paes anunciou que um Museu Olímpico será criado para eternizar os momentos vividos na Rio 2016. Além disso, a Prefeitura vai voltar a patrocinar um grupo de atletas que treinam na cidade, com a reedição do Time Rio, para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Os anúncios foram realizados durante homenagem aos competidores no Palácio da Cidade, em Botafogo.

A razão de chamar vocês aqui é para fazer um agradecimento em nome dos cariocas e dizer que a Prefeitura do Rio vai voltar a ser muito atuante a partir de agora, para que a gente chegue em Paris 2024 e faça mais sucesso ainda, com mais gente treinando no Rio. Parabéns a vocês, que orgulho tê-los na nossa cidade“, disse Paes, durante a entrega de placas comemorativas aos atletas olímpicos.

Para o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder, a presença em Tóquio de atletas que começaram no esporte nas vilas olímpicas da cidade do Rio é um incentivo a mais para todos que sonham em seguir o mesmo caminho. Ele destacou que um dos objetivos principais da Prefeitura é o de promover o esporte de base e dar formação cidadã a crianças e adolescentes.

As vilas olímpicas são o primeiro contato da criança com o esporte. Por isso, é um desejo do prefeito Eduardo Paes, e um compromisso nosso, manter todos os nossos equipamentos abertos e funcionando da melhor forma possível para a população. Esses atletas que estão aqui hoje são um orgulho para o Rio de Janeiro e exemplos que certamente vão inspirar outras pessoas a seguirem no esporte“, frisou o secretário de Esportes.

Sorridente, a ginasta campeã olímpica em Tóquio 2020 Rebeca Andrade discursou pelos atletas e agradeceu a homenagem: “Muito honrada por estar aqui. O esporte precisa de apoio em todos os momentos. Ninguém chega a lugar nenhum sozinho, e o apoio da Prefeitura foi realmente importante, principalmente no CT de Ginástica que eu treino, no Maria Lenk, um legado dos Jogos Rio 2016. Temos 27 vilas olímpicas na cidade e dali que vão nascer novos talentos. O esporte educa e ensina muita coisa”, disse Rebeca.

Presente na cerimônia, Jorge Vides, que compete nos 200m rasos do atletismo e já sonha com os Jogos de Paris, em 2024, ficou feliz com o reconhecimento da Prefeitura do Rio: “Fico muito contente. Vou trabalhar forte para a Olimpíada de Paris com o intuito de representar bem o Brasil e o Rio. É um sonho, o nosso ápice, o que tanto almejamos“.

Também participaram do evento o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) Paulo Wanderley; o diretor geral do COB, Rogério Sampaio; a presidente da Comissão de Atletas do COB e medalhista do pentatlo moderno em Londres 2012, Yane Marques, além de Bernard Rajzman, membro brasileiro do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Ao todo, 13 atletas foram agraciados com uma placa: Aldemir Gomes Junior, Jorge Henrique da Costa Vides, Gabriel Constantino e Rosângela Santos (atletismo); Fabiana Silva (badminton); Natacha Rosa Figueiredo (levantamento de peso); Nathalia Almeida (natação); Maria Ieda Guimarães (pentatlo moderno); Eshyllen Coimbra (rugby 7); Isaac Souza (saltos); Ane Marcelle dos Santos (tiro com arco); Gabriela Nicolino (vela Nacra 17); e Rebeca Andrade (ginástica).

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui