Prefeitura do Rio anuncia obras de reurbanização no Complexo da Pedreira

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), anunciou neste sábado (13/11) o projeto de urbanização integrada no Complexo da Pedreira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), anunciou neste sábado (13/11) o projeto de urbanização integrada no Complexo da Pedreira, na Zona Norte da cidade. A Prefeitura do Rio vai recuperar o Parque Linear Nova Cidade e urbanizar as áreas entre os prédios do conjunto habitacional.

O projeto da Secretaria Municipal de Habitação (SMH) prevê um conjunto de intervenções em uma área de 16 mil m², que incluem a pavimentação interna de vias e calçadas, execução de galerias para drenagem pluvial, complementação do sistema de iluminação pública, implantação de projeto de paisagismo, novo mobiliário urbano e reforma da quadra poliesportiva coberta. A iluminação do local também será modernizada, com a instalação de cerca de 80 novos postes.

Nós conseguimos arrumar a casa neste primeiro ano, porque sem recurso você não consegue fazer nada, não consegue fazer investimento. Vamos urbanizar o espaço entre os prédios. Essa obra vai trazer dignidade para os moradores dessa região – disse o prefeito do Rio, que vai orientar que a empresa que vença a licitação contrate moradores da região para trabalhar na obra.

Toda a área do parque será recuperada, incluindo troca de parte do mobiliário urbano (brinquedos e aparelhos de ginástica), reforma das quadras, arquibancadas, skate park e parque infantil. O espaço também ganhará uma Academia da Terceira Idade (ATI). Há ainda um projeto paisagístico que prevê o plantio de árvores e implantação de área gramada para espaço de convivência ao ar livre.

Advertisement

O Parque Nova Cidade de Acari cumpre um papel fundamental na promoção da integração dessa comunidade. E tenho certeza que, após o término dessa obra, os moradores passarão a contar espaços mais dignos e seguros para conviver e praticar atividades físicas. Parabéns ao prefeito Eduardo Paes por entender a importância da intervenção e dar prioridade a essa obra“, afirmou o secretário de habitação, Cláudio Caiado.

Esta será a segunda intervenção na região, que também terá obras de infraestrutura no Morro da Lagartixa, em Costa Barros.   

O prefeito também anunciou a implantação do programa Conjunto Maravilha no conjunto da Água Grande, em Vista Alegre. Serão 59 blocos que vão receber serviços como: recuperação de fachadas dos blocos; pintura de muros e gradis e a recuperação do esgoto. Na mesma região, Eduardo Paes apresentou o projeto de implantação de área de convivência e esporte no Campo do Barroso.

O projeto, idealizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, contempla uma área de 4.273,82 m² com a instalação de campo de saibro, pista de caminhada, quadra poliesportiva, quadra de areia, parque infantil, áreas de convivência, área verde, skate park e canteiros ajardinados.

A Prefeitura do Rio também informou aos moradores do Beco da Cirrose, em Irajá, que o local, de 1.600 m², vai receber um projeto de estruturação do espaço. Serão implantados 16 contêiners para estabelecimentos como lojas, bares, barbearia, peixaria, dentre outros. Também será instalada área de deck em madeira ecológica para mesas e cadeiras e construídas duas áreas com fogões à lenha ao ar livre. O projeto também prevê a construção de ponte sobre o Rio Cachorro para acesso ao beco e a implantação de baia de carga e descarga, na rua Hannibal Porto, e de bicicletário.

– Quando me apresentaram esse projeto do Beco da Cirrose, vi que era algo possível de se multiplicar pela cidade. É uma ideia fantástica que traz segurança, ordem e organização. Dá para dialogar com todo mundo na área e vira mais um ambiente – afirmou o prefeito.

No início do sábado, Eduardo Paes também esteve presente ouvindo moradores da Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Praça Seca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio anuncia obras de reurbanização no Complexo da Pedreira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui