A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) se reuniu, nesta segunda-feira (17), com o secretário municipal de Esportes do Rio de Janeiro, Guilherme Schleder, para discutir a candidatura do Brasil como sede dos Campeonatos Mundiais de Tênis de Mesa de 2027 ou 2029.
O encontro contou com a presença do CEO da CBTM, Hugo Mósca, e do assessor especial Alaor Azevedo. Durante a reunião, foi debatido o apoio da Prefeitura do Rio à candidatura brasileira, que enfrenta forte concorrência. Para 2027, os adversários são China, França, Cazaquistão e Estados Unidos. Já para 2029, a disputa inclui Austrália, China, Alemanha, Iraque e Estados Unidos. A decisão final será anunciada em 27 de maio, e, caso vença, o Brasil será o primeiro país da América Latina a sediar o torneio.
Hugo Mósca destacou a importância da parceria com a Prefeitura. “Foi uma reunião muito produtiva, na qual o secretário demonstrou total interesse em trabalhar com a CBTM para trazer eventos nacionais e internacionais de tênis de mesa para a cidade. Além disso, manifestou grande interesse em retomar o projeto ‘Sacando para o Futuro’, uma iniciativa social de sucesso no passado, em parceria com a Prefeitura do Rio, para massificar a modalidade nas escolas públicas”, afirmou.
Já Alaor Azevedo reforçou o compromisso da gestão municipal: “A visita foi muito positiva e a Prefeitura do Rio irá dar total apoio à candidatura. Conquistar um Mundial contra adversários tão fortes é um grande desafio, mas estamos no páreo. Além disso, a Prefeitura aceitou avaliar uma proposta para que a cidade sedie o WTT Star Contender durante cinco anos, a partir de 2026”, destacou.
Com o apoio da Prefeitura e da CBTM, a candidatura brasileira ganha força na disputa por um dos principais eventos do calendário internacional do tênis de mesa.