Prefeitura do Rio começa a planejar Favela Bairro 4

A Prefeitura do Rio espera atrair investimentos de 300 milhões de dólares para a quarta etapa do programa Favela Bairro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet

Um dos mais premiados programas de urbanização do Rio de Janeiro, o Favela Bairro, terá uma 4ª etapa. O nome oficial do programa, vejam só, é  Programa de Urbanização de Assentamentos Populares (Proap) e é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Habitação (SMH) é voltada à urbanização de moradias em áreas de vulnerabilidade e feita através de parceria entre o município e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), iniciada em 1995, durante a 1ª gestão do então prefeito Cesar Maia (DEM).

O prefeito Eduardo Paes (PSD) assinou a carta de cooperação técnica para reforçar a intenção do município em viabilizar a modelagem da quarta fase do programa. O próximo passo da prefeitura será a formação de um grupo de trabalho com colaboração de diferentes órgãos municipais. Cada um, em sua área de atuação, deve colaborar com planejamento de ações e compartilhamento de dados para um minucioso estudo social que definirá as áreas que poderão ser atendidas a partir dos critérios estabelecidos.

O BID poderá investir recursos de até 150 mil dólares em cooperação para levantamentos técnicos, através de consultoria contratada pelo próprio banco, a fim de subsidiar com estudos complementares para o desenho do projeto. Com a nova etapa, o governo espera atrair investimentos de 300 milhões de dólares, visando mitigar, através de intervenções de urbanização integrada, as precariedades em territórios socialmente vulneráveis da cidade. 

Além da questão de urbanização e moradias, o projeto também voltará sua atenção para outros problemas sociais nas comunidades, apresentando propostas para o combate às desigualdades racial e de gênero, a promoção do respeito à diversidade sexual, a geração de emprego e renda, a garantia de dignidade às famílias e a resiliência social e urbana diante dos eventos climáticos que afetam essas comunidades.

Advertisement

O programa contempla, ainda, construção de moradias, infraestrutura integrada, regularização urbanística e fundiária e melhorias habitacionais, e faz parte de uma política habitacional abrangente, que visa buscar soluções inovadoras e diversificar as ações na política de moradia adequada, em conformidade com os demais planos da Prefeitura, mantendo a interação entre os órgãos municipais.

Um dos pontos fortes da nova fase do programa é a busca por implementar a construção de moradias saudáveis e sustentáveis, o que inclui o uso de energia solar, teto verde, horta comunitária, entre outros recursos que visam minimizar o impacto ambiental das edificações em seu entorno e do crescimento urbano em geral. Sendo assim, incentivar a formação de crianças e adolescentes, proporcionar meios para a erradicação da insegurança alimentar, reafirmar políticas de combate às desigualdades raciais e de gênero, atuar para a promoção do respeito à diversidade sexual e implementar projetos de geração de emprego e renda são premissas desta etapa.

Em suas três fases anteriores, o Favela Bairro levou melhorias a 352 localidades – entre favelas e loteamentos clandestinos ou irregulares. Em sua última fase, entre 2010 e 2016, o programa, que passou a ser conhecido como “Morar Carioca”, recebeu investimentos de 2,72 bilhões de reais, totalizando mais de 500 mil beneficiados diretos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio começa a planejar Favela Bairro 4
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Essa comunidade é muito fechada, precisa respirar, precisa do sol. Essa gente precisa de dignidade, não basta só ter dinheiro, precisa ter projeto para trazer vida para esse local. Eu sou a favor que a favelização precisa acabar, para que pessoas possam ter liberdade de ir e vir. Oferecer apartamentos para quem quer morar assim, e revitalizar os locais que precisam de ruas mais largas, infraestrutura em energia, tvs a cabo etc…

  2. gostaria de ter mais informações .Moro em São Conrado ! Temos muito ã aprender e todos podemos ajudar de alguma forma > Contem comigo

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui