O Rio completou uma semana com vários serviços da Prefeitura do Rio fora do ar por causa de um ataque hacker ao sistema. Segundo o município, equipes da Empresa Municipal de Informática (Iplan Rio) seguem trabalhando para normalizar o funcionamento dos serviços.
Até um gabinete de crise foi montado para tentar minimizar a ação do ataque cibernético. O prefeito Eduardo Paes tem se reunido diariamente com os técnicos para tratar do problema.
Na sexta-feira (12/08), o Poder Público informou que a equipe do Iplan Rio já tem o controle da gestão e de alguns sistemas da rede. Contudo, os serviços ficarão fora do ar até que o ambiente digital esteja totalmente seguro.
O Diário Oficial do Município voltou ao ar na sexta, mas as demais plataformas continuam indisponíveis e sem previsão de retorno.
A prefeitura informou que está reunindo informações para que os técnicos compareçam a delegacias com todos os dados necessários para a investigação.
Enquanto isso, serviços como o não funcionamento em unidades do CRAS, números da Covid sem atualização, pedidos de consulta e exames de algumas unidades não inseridos nos sistemas de regulação e sem opção de emissão da Nota Carioca, IPTU e ITBI.