Prefeitura do Rio concede mais 15 dias para contribuintes garantirem desconto no IPTU

Donos de apartamentos e casas de todas as áreas da cidade que ainda não realizaram a DeCAD terão desta sexta (01/10) até 15/10 para regularizar a situação e garantir o desconto de 5% no IPTU de 2022

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Tem início nesta sexta-feira (01/10), no Rio de Janeiro, um período de repescagem para contribuintes que perderam o prazo da Declaração Anual de Dados Cadastrais do Imóvel (DeCAD).

Desta forma, até o próximo dia 15/10, donos de apartamentos e casas de todas as áreas da cidade poderão realizar a declaração para garantir o desconto de 5% no IPTU de 2022. A iniciativa da Prefeitura é comandada pela Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento (SMFP).

Vale lembrar que a DeCAD começou em junho e ficou disponível para preenchimento e entrega de forma faseada. Por se tratar de um projeto piloto, o processo começou com as Áreas de Planejamento 1 e 2, partindo para a AP3 e, por fim, as APs 4 e 5. Até o momento, contribuintes de mais de 130 mil imóveis garantiram o bônus no imposto do próximo ano.

Inédita no país, a DeCAD é uma nova forma, mais simples e 100% online, de declarar a atualização de informações de imóveis e dos dados pessoais do contribuinte. Os pagadores de IPTU que fizerem a declaração e encerrarem 2021 adimplentes com a Prefeitura receberão desconto de 5% no imposto do ano seguinte. A DeCAD vale para casas e apartamentos já cadastrados no município.

Advertisement

”A DeCAD não é obrigatória, mas é uma chance única do morador deixar a parte fiscal do imóvel certinha com a Prefeitura, além de garantir seu desconto no IPTU. Se houve uma alteração de área, por exemplo, o passado fica perdoado e o morador ainda ganha 5% de bônus no ano seguinte”, diz o secretário de Fazenda e Planejamento do Rio, Pedro Paulo.

Simplificada, a DeCAD pode ser feita em apenas 10 minutos e gratuitamente. Os contribuintes devem acessar o portal Carioca Digital, se cadastrar ou entrar com seu cadastro, clicar na opção ”DeCAD” e digitar o número da inscrição imobiliária do imóvel.

Entre os dados que devem ser confirmados estão endereço, nome e CPF do contribuinte e área edificada do imóvel. A novidade desburocratiza o processo, que antes exigia 12 documentos e hoje pode ser feito com apenas 4. Um passo a passo completo está disponível na plataforma.

Além de incentivar os contribuintes a realizarem a declaração espontaneamente, a SMFP permitirá que aqueles que deixaram de atualizar suas informações com o fisco, como um eventual aumento de área, tenham a oportunidade de regularizar seu cadastro sem sofrer cobrança retroativa. A cobrança referente a anos anteriores poderá ocorrer para aqueles que não fizerem a DeCAD ou declararem dados incorretamente, o que pode ser constatado a partir da fiscalização da Prefeitura.

O benefício do desconto no IPTU para quem entregar a Decad incidirá no ano seguinte à declaração. É importante ressaltar que ele não contempla quem deixou de pagar e está inscrito na dívida ativa do município. Vale lembrar que o contribuinte poderá apresentar uma única retificadora também dentro do mesmo período da declaração.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio concede mais 15 dias para contribuintes garantirem desconto no IPTU
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. o certo seria aumento de 5% mais o desconto atual do pagamento a vista,não sei não falta detalhes, vou deixar como estar parcelo em 10x não fica caro

  2. O conteúdo exposto não diz se o desconto de 5% será para pagamento à vista. Se, assim, for, então deverá ser cumulativo, ou seja, o desconto habitual do pagamento à vista mais os 5% proposto.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui