Prefeitura do Rio cria comissão para escolha de obras de arte em espaços públicos

O objetivo do decreto é levar a arte ao cotidiano das pessoas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Flirck Riotur/ Alexandre Macieira

Em decreto publicado hoje no Diário Oficial, (25/04), a Prefeitura do Rio cria a Comissão Curatorial Especial para indicação de artistas consagrados pela crítica especializada ou pela opinião pública, nacionais ou estrangeiros, para a aquisição de obras de arte monumentais para espaços públicos do Rio de Janeiro.

Vinculada à Secretaria de Planejamento Urbano, a comissão será composta pelo arquiteto e urbanista Lauro Augusto de Paiva Cavalcanti; a cientista social, historiadora e curadora de arte Vanda Klabin; o documentarista Marcelo Maia Dantas; a curadora de arte Keyna Mendonça dos Santos Van de Beuque; o doutor em filosofia e crítico de arte Luiz Camillo Dolabella Portella Osorio de Almeida; e a curadora e crítica de arte Luisa Magoulas de Castro Duarte.

Os integrantes da Comissão Curatorial Especial não serão remunerados, e terão até 45 dias para apresentar ao município, no mínimo, os nomes de 3 artistas consagrados pela crítica, estrangeiros ou nacionais, para confecção de obras de grande porte.

A Comissão terá ainda que sugerir locais para a instalação das obras de arte na região central do Rio, ou outras localidades (desde que justificadas). A ideia é que as obras de arte fiquem expostas em locais públicos de grande circulação.

Advertisement

O decreto levou em consideração que a pandemia da covid 19 teve grande impacto negativo na vida cultural das cidades, especialmente pela impossibilidade de usufruto do espaço público.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio cria comissão para escolha de obras de arte em espaços públicos
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Prefeitura do Rio cria comissão para escolha de obras de arte em espaços públicos
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. O que você tem que cuidar prefeito é da zona Oeste que está largada aos bandidos, a sujeira, a desordem, por causa de falta de cuidados de sua parte. Você foi eleito pelo povo dessa região também e não só pelos da zona Sul. Tenha vergonha e faça seu trabalho por toda cidade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui