No início da manhã desta segunda-feira (05/04), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou em suas redes sociais que assinou um decreto para a desapropriação do antigo campus da Universidade Gama Filho, em Piedade, na Zona Norte da capital fluminense.
Segundo Paes, o intuito da Prefeitura é, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-RJ), viabilizar a construção de um ”grande centro de ensino e conhecimento” no local.
Acabei de assinar um decreto desapropriando o Campus da antiga Universidade Gama Filho na Piedade. Nossa idéia é fazer ali uma parceria com a @fecomerciorj para viabilizarmos um grande centro de ensino e conhecimento. #oriovaivoltaradarcerto
— Eduardo Paes (@eduardopaes) April 5, 2021
Já o secretário de Fazenda e Planejamento do Rio, Pedro Paulo, foi além e afirmou que a ideia é transformar o local baseando-se na região de Huaqiangbei, em Shenzhen, na China, conhecida como um dos maiores polos de produtos eletrônicos do mundo.
Algo como Huaqiangbei, Shenzhen, China! Pensar grande!
— Pedro Paulo (@pedropaulo) April 5, 2021
__//__
Acabei de assinar um decreto desapropriando o Campus da antiga Universidade Gama Filho na Piedade. Nossa idéia é fazer ali uma parceria com a @fecomerciorj para viabilizarmos um grande centro de ensino e conhecimento. pic.twitter.com/fyozGhoHRB
Vale ressaltar, no entanto, que ainda não há nenhum detalhamento em relação ao início das obras e tampouco prazo para que o possível novo empreendimento fique pronto.
Com o decreto, Paes cumpre uma de suas promessas de campanha, que era o de dar, até abril, o pontapé de partida para a revitalização do espaço.
Campus em estado de abandono
Em março do ano passado, o fotógrafo Wagner Souza, ex-aluno da universidade, entrou na universidade e registrou como estava o local à época. As imagens mostravam um completo estado de abandonado, com o espaço, inclusive, sendo alvo de invasões por moradores de rua.
Vale lembrar que a Gama Filho encerrou suas atividades em 2014, quando foi descredenciada junto ao Ministério da Educação (MEC) por baixa qualidade no ensino e também por não ter mais condições financeiras de se manter.
A Gama Filho é o símbolo de educação de qualidade, espero que o prefeito e sua equipe possa revitalizar o espaço e que de alguma maneira o vinculasse a história da Universidade Gama Filho!!
Parabéns pela iniciativa!!!
Muito triste um complexo de ensino fechar as portas por falta de administração e competência dos seus herdeiros. Espero que este novo projeto saia do papel e não vire pizza.
O buraco é mais em baixo, no que diz respeito ao fechamento desse grande centro de conhecimento, onde tive a honra de me formar. Tem dedo do Cabral ali, além da inépcia dos herdeiros, na condução de tão importante empreendimento.
Espero que, de fato, o espaço volte a emanar inteligência e cultura!!!