Prefeitura do Rio desapropriará antigo campus da Universidade Gama Filho, em Piedade

Segundo Eduardo Paes, ideia da Prefeitura é, em parceria com a Fecomércio-RJ, viabilizar a construção de um ''grande centro de ensino e conhecimento'' no local

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Antigo prédio da Universidade Gama Filho, em Piedade - Foto: Reprodução

No início da manhã desta segunda-feira (05/04), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou em suas redes sociais que assinou um decreto para a desapropriação do antigo campus da Universidade Gama Filho, em Piedade, na Zona Norte da capital fluminense.

Segundo Paes, o intuito da Prefeitura é, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-RJ), viabilizar a construção de um ”grande centro de ensino e conhecimento” no local.

Já o secretário de Fazenda e Planejamento do Rio, Pedro Paulo, foi além e afirmou que a ideia é transformar o local baseando-se na região de Huaqiangbei, em Shenzhen, na China, conhecida como um dos maiores polos de produtos eletrônicos do mundo.

Advertisement

Vale ressaltar, no entanto, que ainda não há nenhum detalhamento em relação ao início das obras e tampouco prazo para que o possível novo empreendimento fique pronto.

Com o decreto, Paes cumpre uma de suas promessas de campanha, que era o de dar, até abril, o pontapé de partida para a revitalização do espaço.

Campus em estado de abandono

Em março do ano passado, o fotógrafo Wagner Souza, ex-aluno da universidade, entrou na universidade e registrou como estava o local à época. As imagens mostravam um completo estado de abandonado, com o espaço, inclusive, sendo alvo de invasões por moradores de rua.

gama filho piedade Prefeitura do Rio desapropriará antigo campus da Universidade Gama Filho, em Piedade
Estado de abandono na Gama Filho – Foto: Wagner Souza

Vale lembrar que a Gama Filho encerrou suas atividades em 2014, quando foi descredenciada junto ao Ministério da Educação (MEC) por baixa qualidade no ensino e também por não ter mais condições financeiras de se manter.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio desapropriará antigo campus da Universidade Gama Filho, em Piedade
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Prefeitura do Rio desapropriará antigo campus da Universidade Gama Filho, em Piedade
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. A Gama Filho é o símbolo de educação de qualidade, espero que o prefeito e sua equipe possa revitalizar o espaço e que de alguma maneira o vinculasse a história da Universidade Gama Filho!!
    Parabéns pela iniciativa!!!

  2. Muito triste um complexo de ensino fechar as portas por falta de administração e competência dos seus herdeiros. Espero que este novo projeto saia do papel e não vire pizza.

  3. O buraco é mais em baixo, no que diz respeito ao fechamento desse grande centro de conhecimento, onde tive a honra de me formar. Tem dedo do Cabral ali, além da inépcia dos herdeiros, na condução de tão importante empreendimento.
    Espero que, de fato, o espaço volte a emanar inteligência e cultura!!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui