Prefeitura do Rio deve desistir de manter o feriado de Carnaval em 2021

Secretaria Municipal de Turismo do Rio apagou a publicação da última sexta-feira (29/01) na qual anunciava que o feriado dos dias 15 e 16 de fevereiro estaria mantido

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa da Marquês de Sapucaí - Foto: Reprodução

Ao que tudo indica, a Prefeitura do Rio de Janeiro voltou atrás na decisão de manter o feriado de Carnaval deste ano, que aconteceria nos dias 15 e 16 de fevereiro. A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) apagou a postagem realizada na última sexta (29/01) nas redes sociais na qual anunciava que na segunda-feira carnavalesca (15/02) seria ponto facultativo e na terça (16/02) o feriado de fato. A tendência agora é que o prefeito Eduardo Paes venha a publico nos próximos dias comunicar oficialmente a mudança.

A princípio, o veto ao feriado acontece devido ao receio da Prefeitura de que a folia seja realizada clandestinamente, uma vez que Paes já havia anunciado, na semana passada, que não haverá Carnaval no Rio em 2021 e, na própria postagem de sexta, a Setur enfatizou que não terão blocos de rua nem desfile de escolas de samba.

Ainda segundo Paes, a expectativa é que o Carnaval possa ser realizado normalmente em fevereiro ou março de 2022, sua época tradicional. Isso, no entanto, dependerá de como estará o processo de vacinação da população carioca contra a Covid-19 até lá.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio deve desistir de manter o feriado de Carnaval em 2021
Advertisement

98 COMENTÁRIOS

  1. Espero que os postos de saúde funcionem para manter o calendário de vacinação. Senão nunca chegará a maioria trabalhadora por esse calendário, que está justo mas precisa ser cumprido, O feriado de carnaval só faz sentido com o carnaval, mesmo que as pessoas optem por viajar. No entanto quem está trabalhando direto mesmo home office que é o inferno na terra só quem vive sabe está exausto e qualquer dia é dia. Mas temos um povo que se morreu o vizinho ainda bem que não sou eu. Se Dudu quiser ser o capeta faz igual ao Crivella que decretou um mês de carnaval para contaminar bem o povo carioca a fim de receber o dinheiro para desviar na pandemia. Mas se quiser ser um Satanás com convênio com Deus, Dá o feriado de carnaval, dê o alerta vermelho e decreta o lockdown e fecha os limites da cidade, ocupa as praias e fecha ponto turísticos…. o trabalhador não quer descansar? Fique em casa. Contém ironia.

  2. Gente ele quer fazer o quê? Bares cheios a torto direito! Praias lotadas neste calor infernal, aí qndo o trabalhador que se cuida, que dela pela sua saúde e está trabalhando desde que isso tudo começou, não pode ficar em casa com sua família no feriado? Fala sério vai sair um pouco de madrugada e ver realmente o que está poraí!!!

  3. Folia clandestina?! Muita hipocrisia mesmo,as folias estão acontecendo normalmente desde sempre,dia 20/01 tinha folia na comunidade,foi televisionado e tudo,mas a prefeitura não tomou nenhuma atitude! Mas quando se trata de trabalhador eles arrumam um jeito rapidinho de prejudicar! Cancela as festas das comunidades,Mostar serviço lá Dudu!

  4. Acho que quem esta trabalhando sem cessar não tem que pagar,pelas pessoas que não tem noção e respeito pela vida alheia,o feriado deve ser pra descanso de quem não parou um só minuto,pena que os ignorantes, acha que tudo deve acabar em festa!!

  5. eu acho que cancelar não seria a melhor decisao visando o descanso dos trabalhadores e uma diminuição no fluxo dos transportes do Rio, o que diariamente tem super lotação.

  6. Na minha opinião o feriado deve ser mantido pois o que vemos e falta de conciencia das pessoas e praia cheia, boates e bares lotados e não há fiscalizacao que der conta disso. Na verdade o as pessoas que não ligam mais para covid 19 é por isso que só aumenta o contágio.

  7. Eu tenho vergonha desse país chamado de Brasil é vergonhoso ! Pessoas morrendo famílias sofrendo com as perdas de seus familiares e os nossos e governantes não estão nem aí pro que está acontecendo .
    Tendo que ir trabalhar forçadamente pegando conduções lotadas ,pessoas sem máscaras não respeita do o próximo , trabalhos onde vários funcionários morrendo de Covid-19 e nem assim a casa fecha . Estamos em um caos de doença infernal que é o Covid-19 , mas os próprios seres humanos que são os verdadeiros culpados que perante a festa do carnaval do ano passado foram brincar com a imagem de jesus então agora aguenta a realidade .
    Temos que ter respeito porque ele morreu por nós e nós mesmos estamos acabando com tudo que ele nos proporcionou , é lamentável tudo isso estar acontecendo pessoas fazendo brincadeiras com as mortes de outras pessoas só Jesus pode conter essa missão Deus abençoe a todos .

  8. Manter o feriado seria a maneira mais sensata, seriam 4 dias para tentar resolver esses problemas com os ônibus sem aglomerações pois as pessoas não teriam que estar indo para o trabalho. Para evitar o carnaval clandestino, basta colocar a polícia Militar, Guarda Municipal e outros órgãos de fiscalizas ruas. Não precisa ser nenhum expert em administração pública para ver que esta seria a mediada mais sensata Sr. Prefeito.

  9. Não pode ter feriado, mas ônibus, metrô e trem lotados pode???
    Estou trabalhando desde o início desta maldita pandemia, não tive um dia de descanso longe dos riscos de contrair essa doença maldita, e agora que eu iria ficar em casa, vem essa notícia, é revoltante isso, e sabe o que vai acontecer????
    Não vai ter o feriado, mas vai ter bagunça do mesmo jeito, tenho certeza!!!

  10. Realmente, as pessoas estão se aglomerando independente de feriado ou não. Agora, acredito que cancelar um feriado é uma decisão perdida se estão fechando os olhos para os ônibus lotados, para as praias cheias e demais festas irregulares e absurdos que estão acontecendo na cidade. A cidade tá vivendo como se fossem dias normais, sem pandemia… É só olhar: nada foi feito de medidas efetivas para garantir a segurança das pessoas… E a conta vai cair em cima do feriado? O dia que o trabalhador tira para descansar em meio ao caos? Muitos não tiveram 1 dia sequer de paz. Trabalham sem cessar, se expondo. Eles tem é que fiscalizar as irregularidades diariamente. Se for assim, cancelem todos os feriados até imunizarem todos os cariocas. E trabalhem e se dediquem para resolver a questão da vacina.

  11. Festas clandestinas acontecem independente de feriado, acontecem em todo tempo pq não tem fiscalização. Deveriam se preocupar com os ônibus em condições desumanas em que o trabalhador entra todos os dias por diversas vezes, os trens e metrôs vergonhosos. Isso sim é risco de contágio. Chamar o trabalhador de preguiçoso é muito fácil, quando não se passa pela realidade da maioria.
    O feriado é um descanso merecido para quem trabalha tanto, e passa apor isso todos os dias. Muitos profissionais não tiveram dias em casa ou em home, ficaram na linha de frente e precisam de descanso pra mente.
    Não sou a favor de festas, mas o feriado é merecido ao povo que trabalha sem preguiça e todos os dias enfrenta todo risco com as condições. Quer se preocupar com o vírus, comece por melhorar o transporte público! Não se faça de doido, quando em um BRT tem mais gente aglomerada que em uma festa. Quando em uma estação de trem se junta mais gente que em um bloco. Repito não apoio festas! Mas deixe o povo descansar em tempo merecido e ponha uma segurança mais efetiva nas ruas.

  12. O feriado é importante para os trabalhadores que pegam ônibus e trens lotados terem um descanso. Se alguns idiotas querem fazer blocos clandestinos, é só colocar policiamento para coibir estes atos.

  13. Não ter carnaval é uma coisa. Não ter feriado é outra. Tem muito trabalhador, como meu marido que pega conduções lotadastrabalha em local que nem todos respeitam…tudo por necessidade…e o feriado pra ele descansar seria bênção…ainda mais com.esse calor…muitas pessoas abusando mas não pode generalizar…meu esposo não abusa, mais precisa do pão de cada dia , tem sinusite e rinite, já foi várias vezes pro médico e o trabalho não dá férias…resumindo….cansado é doido pra ficar com a família em casa!

  14. Sem feriado, sem carnaval….apoio! Aliás, deveria cancelar todos os feriados, a região dos lagos está lotada, muita gente que não mora aqui, vindo passear. Não é momento pra isso. Vamos viver nossas vidas com consciência e amor ao próximo e a nós mesmos.
    Foi no carnaval do ano passado que o Covid se espalhou.
    Que Deus tenha misericórdia de nós!

  15. Meu prefeito Eduardo o senhor está certo em acabar com o feriado por conta do covid 19 pois nas ruas já se falam em blocos clandestinos e viagens. Não sei o que as pessoas estão pensando . Eu estou ansiosa para tomar a vacina e outros não querem, dizem que não vão tomar . Acho isso um absurdo não tomar a vacina. Tem todo meu apoio em acabar com o feriado nesse momento difícil que estamos enfrentando. Sou de escola de samba fico triste com tudo que estamos enfrente mais adiar o Carnaval é para o nosso bem. Parabéns meu prefeito.

  16. Ainda bem que o prefeito tomo o a decisão certa mais isto é só pra ce fazer de bom samaritano vamos fazer uma aposta que o pedágio da linha amarela vai voltar com o valor de 7 reias com o consentimento do prefeito a sorte esta lançada

  17. Também acho já ganhamos muito pouco não vai ser cinco dias que vai mudar a história desse país mas sim deixar que a classe pobre dos trabalhadores que ralam pra caramba descansar todos merecem agora quem quiser gerar dinheiro para os políticos que vai trabalhar pra molhar a mão deles mas ainda de dinheiro

  18. Eduardo paes está se superando, primeiro humilhou Crivella nas urnas, depois viu crivellar ser preso e agora cancelou o carnaval, que era um sonho do velho crivella. Aguardando a próxima ação.

  19. Muita sacanagem de não ter o feriado . Pq nós trabalhadores trabalhamos o ano todo esperando por esse feriado de Carnaval. N temos culpa do q aconteceu sobre a covid. Tem q ter sim o feriado mesmo sem Carnaval p as pessoas descansarem c suas famílias. Sacanagem isso!.

  20. Eu concordo em não ter o ponto facultativo, pois nosso políticos assim como muitos que trabalham nas áreas do governo desfrutam de tão benefício. Estamos passando por um momento delicado, o feriado do carnaval que e na terça, poderá ser mantido, mas sem ponto facultativo. Nossa população já está a fazer aglomeração sem consciência alguma imagina um feriadão de 5 dias…

    Temos que focar em como nos previnir e manter a cidade funcionando, pois muitas estão desempregados. Não e hora de pensar em diversão.

  21. Dudu é negacionista e um necropolítico. Basta ver as filas e acomodações nos pontos turísticos que ele reabriu no 1° dia do ano. Praia é uma vergonha.O negócio dele é propaganda e fingir que fiscaliza. Um escroto.

  22. Tem que ter feriado mesmo o povo trabalha muito contando em ter um momento de lazer com a família manda os políticos trabalhar eles vão estar nas suas mansões curtindo muito a praia particular deles infelizmente ainda existe muitos alienados no Brasil por isso so falam besteira trabalham eles nois ficaremos em casa curtindo a família

  23. É o certo a ser feito. Quem irá segurar um bloco que se firme espontaneamente? Não era nem para ter tido carnaval em 2020! Eita povo! É capaz de pegar até em armas para ter carnaval, não move um dedo para ter saúde, segurança e educação.

  24. Se ñ tem carnaval ñ deve ter feriado,pq o povo ñ respeita nada e tá cagando para a vida humana q trabalhem q só assim ñ tem tempi para agromeração,já ñ basta o final de semana que vibem se aglomerando em festinhas,bares,praias e etc…

  25. Deveria haver uma fiscalização nos ônibus, linhas 606, 607, 679 todas que entrei, passageiros sem máscaras, outras até o motorista estava sem. Desse jeito nunca vamos parar a transmissão do vírus.

  26. O feriado fará muita diferença para o trabalhador que vem se resguardando de toda aglomeração nos transportes públicos e outros todo esses dias e ao menos ter 2 dias para não se expor faz toda diferença.
    Agora com relação em ter ou não ter feriado para quem não respeita o distanciamento não fará diferença, sempre há um jeito de trapacear.

  27. Boa tarde! Eduardo Paes não deveria nem ter falado sobre Carnaval e nem tão pouco sobre feriado. Às pessoas não obedecem. Tem que ser rígido. Brasileiro só pagando multa. Mexe no bolso pra pagar. Multa e prisão. A gente fica presa em casa, com esse calor respeitando a vida do próximo e a minha e eles sem respeito nenhum e nem a própria vida. Vida só se tem uma. Morreu… Acabou… A humanidade está sendo dizimada pelo seu pecado. É só saber do princípio (Gênesis) para saber o fim (Apocalipse).

  28. Concordo com todos, realmente não vejo segurança nos transportes públicos. O que vejo são hipócritas mentirosos usando o caos em benefício próprio.
    Quero ver administração em relação ao transporte público.

  29. Eu indo trabalhar com trem cheio… E vendo gente arrumada para ir à praia…E sem máscara!!!!!!

    Restrição nos transportes públicos já seria um bom começo, concorda?

  30. Precisa vacinar de forma rápida a população. Mas importante é conscientizar que a vacina ,não impede que pegue e sim traz menos danos a vida . Ao pegar a probalidade que seja leve e por isso devemos manter a higiene e cuidados (como máscara e alcool).
    Nossos governantes devem melhorar a fiscalização nos hospitais e evitar de forma eficaz a aglomeração.
    Vamos fazer o que podemos ,povo brasileiro e sr. Governantes favor agir rápido.

  31. Brasileiro,gosta de tirar onda e tirar onda custa muito caro,gente morrendo de Covid,governantes roubando e o brasileiro nem aí pra nada, o negócio do brasileiro e relaxar,cerveja,bares cheios sem fiscalização, ninguém acredita nessa doenca até acontecer com alguém da família,aí chora na cama que é lugar quente,desemprego, o Presidente achando que é dono do Brasil, e o brasileiro não quer nada com trabalho,e o pior de tudo,ainda,faz churrasco na esquina com uma linguiça e 100gramas de carne e com pagode,isso não existe,ninguém quer saber de trabalhar, e as coisas vão piorar.

  32. Independente de ser feriado ou não os trens e metrô, ônibus, barcas, surpreendendo, rua superlotados qual a diferença de ser feriado
    Ou não. Os governantes tem que vacina o população e compras as vacinas os insumos
    Para produções e fazer parcerias com as países
    da América. Vamos para de políticas que não da resultado para uma situação que vivemos..

  33. Não tem sentido suspender o Carnaval e manter o feriado, os problemas continuarão, aglomeração, viagens e claro vai haver comemoração do Carnaval, cancela o feriado que ficará sendo um dia útil, de trabalho.

  34. É óbvio que com feriado, haverá Carnaval.
    Se agora já há aglomeração, roda de samba, praia lotada.
    Sinceramente, gostaria de saber qual o.QI dos que nos govern.

  35. Aglomeração tem todo dia em todos os lugares, é só olhar as praias, shopping,bares sem falar em ônibus, metrô e trem deixa de Hipocrisia prefeito Zona sul

  36. Pode ate ñ acontecer o Carnaval, mas o feriado tem q haver sim! Vocês já viram o brt? Os trens? Os ônibus? Metrô? Tudo lotados. Ninguém resolveu nada sobre isso…ah lá não tem covid não né? Hahahahaha…as praias de segunda a segunda lotadas.dêem uma passadinha nós calçadões do Rio de Janeiro final da tarde p verem!!!

  37. Tendo Feriado ou não o importante é lembrarmos do Distanciamento Social, impressão que povo brasileiro passa de que ignora o vírus, as mortes continuam, pessoas nos hospitais, reinfecção..O mundo apavorado e há gente que diz não ter medo do vírus?! Francamente! Sair somente em casos indispensáveis. Respeitem a vida!

  38. Acho que não tem que ter feriado e nem sábado e domingo sem trabalho. Já ficamos muito tempo sem trabalhar, devido a essa pandemia. Temos que repor o tempo perdido. O brasileiro quer muita folga. Vão trabalhar. Só assim se melhora de vida.

    • Concordo com você Marcelo. O brasileiro é mau acostumado. Além do mais, não existe lógica em ter feriado se não haverá carnaval. Se for feriado, vai haver aglomeração nas ruas, blocos etc, o que não condiz com o momento nem com a proposta do prefeito Eduardo Paes.

  39. Dá no mesmo…com ou sem feriado.Fico preocupada com as pessoas que se importa com o distanciamento.Pois os BRASILEIROS IRRESPONSÁVEIS,saem de casa para viajar e fazer farra com ou sem feriado.Tem que ter LOCKDOWN NO PAIS INTEIRO.Coloque as forças armadas na RUA.

  40. Só vejo pessoas reclamando que quer descansar.
    Tanta gente ficou sem emprego por causa da pandemia e o ser humano reclamando por causa de um feriado!!! O Brasil já tem muito feriado, muito descanso…. e o brasileiro se acostumou com isso!!!!

  41. Teve feriado de natal,reveillon,páscoa,corpos cristhi….
    Então tem que haver o feriado de carnaval também.A festa,eles até podem enfiar onde eles quiserem,mas o feriado religioso tem que ser mantido.Isso monstra que o prefeito/governador de SP continua governando o RJ também.
    Tudo que acontece lá,o do Rio imita.

  42. O brasileiro ainda não aprendeu com a pandemia, vejo as postagens e fico assustado com tanto mimimi, uns não querem trabalhar enquanto milhões estão desempregados, outros querem ir a praia, enfim estamos pagando um preço alto pela falta de empatia da população !!

  43. Aumento de perda nos postos de trabalho, empresas fechando, a hora não é de brincar ou comemorar. É de trabalhar duro, mantenha seu emprego, nossos filhos não podem sentir fome.

  44. Pura hipócresia desse prefeito.
    A maioria da população tá cagando e andando pra covid. Deixa o carnaval acontecer vai pra folia quem quiser depois aguenta as consequências . Crianças agente consegue impor limites . Mas adultos irresponsável não tem como , então só resta abrir mão de quem quer se ferrar .
    Cada cão que lamba sua caceta.
    Fica o meu parecer e opinião.

    • Perfeito! Ele provavelmente vai tirar o ponto facultativo, que era apenas para servidor público. O que não diz muita coisa, pois cada repartição arrumará uma forma de compensar depois. Havendo ponto facultativo nada influenciará nas empresas privadas.

  45. O mais triste disso tudo. É que se for realmente retirado o feriado, terei de trabalhar e não poderei fazer distanciamento. Se for mantido, será mais um dia, que poderei ficar em casa. Pois só saio de casa se for a trabalho. Qualquer meio de transporte, sempre estará lotado para o trabalho.

  46. O mais triste disso tudo. É que se for realmente retirado o feriado, terei de trabalhar e não poderei fazer distanciamento. Se for mantido, será mais um dia, que poderei ficar em casa. Pois só saio de casa se for a trabalho. Qualquer meio de transporte, sempre estará lotado para o trabalho.

  47. Mantém o feriado prefeito. As praia já lotam, os bares já lotam, o transporte público nem se fale, então dá um dia de folga para quem quer de fato fazer o isolamento.

  48. Muita palhaçada achar que o veto do feriado(que pra muitos é um dia de descanso) pq ta pensando em aglomeração. Pq não regulariza os transportes públicos limitando a quantidade de gente q anda nele??E a night tá aí com força total nos bares e boates

  49. Não tem a menor chance de termos carnaval ou rock in rio neste ano de 2021. Tá certa a Prefeitura. Vamos cancelar estes feriados pois só irão ocasionar aglomerações!!

  50. E tanta palhaçada isso pq todos falam das praias bares lotados mais ninguém fala dos metros brts e ônibus super cheios que não dar nem pra se mexer .
    Ok adianta fechar os bares impedir a praía ? Vamos parar de querer tampar o sol com a peneira

  51. Prefeito isso mesmo,nem feriado!Esses bares lotados em todos os cantos e as praias lotadas só vão piorar.Acho que deveria ser feito alguma coisa em relação a essa multidão nas praias principalmente!

  52. Pois é, o 3M in Rio até agora… NADA DE CANCELAR TAMBÉM!! Tá certo que se houver, será só em setembro, ou seja, tá longe ainda, mas…

  53. Sr. PREFEITO, sabemos o gosta do Oba oba, mas por qual motivo dar ponto facultativo, AGLOMERAÇÃO vai aumentar.
    Cadê a sua belíssima GESTÃO?
    A Rede hoteleira já até alterou os valores das estadas e o senhor não definiu nada.
    Que absurdo!
    Muitas PESSOAS desempregadas como EU, querendo uma oportunidade de EMPREGO.
    COMO?
    COM A BAGUNÇA DESTA ADMINISTRAÇÃO DE VOCÊS.

  54. O carnaval esta cancelado.
    Pq o Rock in Rio estara a todo vapor????
    E uma doideira so.
    As bandas de fora virao sem covid….????
    Nao tinha que ter nada.Estao arrumando ideia da situaçao piorar….

  55. O carnaval esta cancelado.
    Pq o Rock in Rio estara a todo vapor????
    E uma doideira so.
    As bandas de fora virao sem covid….????
    Nao tinha que ter nada.Estao arrumando ideia da situaçao piorar….

  56. Com feriado ou não os covardes vão está nas ruas , todo dia de sol as praia estão lotadas não vai ter carnaval na zona sul pq nas favelas não teve um dia sem festa meu povo vamos deixar de hipocrisia

  57. Pelo menos no Leblon, as rodas de samba em frente ao JOBI e no Praça é nossa – Apelidado de PRAÇA COVID acontecem de quinta para sexta; sexta para sábado; sábado para domingo e domingo para segunda desde que os bares foram liberados para abrir.
    Não há fiscalização nem pelo SEOP nem.pela Vigilância Sanitária.
    Hoje só pude dormir após as 4h30 da manhã qd esses bares fecharam. Já houve reclamação até no jornal e nada se faz.
    Acabou a paz e o sossego do Leblon , mas o IPTU continua o mais caro do Rio.

    SOCORRO EDUARDO PAES. PRECISAMOS DE SOSSEGO. ESTAMOS NUMA PANDEMIA E AGLOMERAÇÕES SÃO PROIBIDAS , NOCIVAS A NOSSA SAÚDE.
    Dia 17.01 foi a pior madrugada que passamos aqui.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui