Prefeitura do Rio disponibiliza na cidade escolinhas de esportes paralímpicos

Seis vilas olímpicas do Rio, além da Arena Carioca 3, na Barra da Tijuca, ofertam a pessoas com necessidades especiais atividades esportivas paralímpicas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cátia Portilho em treinamento de levantamento de peso - Foto: Luís Magão/Prefeitura do Rio

Em meio à abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que acontece nesta terça-feira (24/08), a Prefeitura do Rio de Janeiro disponibiliza a pessoas que têm algum tipo de deficiência esportes voltados às suas respectivas particularidades.

A Arena Carioca 3, por exemplo, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, oferecerá, a partir de 08/09, aulas de halterofilismo paralímpico para pessoas acima de 14 anos.

As atividades de levantamento de peso serão comandadas pela professora campeã mundial Cátia Portilho, popularmente conhecida como ”Fênix”. Atualmente com 54 anos, ela é coodenadora do Instituto Victorem, que firmou parceria com a Secretaria Municipal de Esportes (SMEL) para a realização de aulas de Halterofilismo Paralímpico na Arena 3.

”A ideia do projeto é proporcionar uma inclusão social pelo esporte. Nosso objetivo é tirar essas pessoas de dentro de casa e fazer com que aceitem a própria realidade. Vamos dar uma motivação para a vida delas com o projeto. Quem sabe não surge aqui um novo atleta paralímpico”, disse ela, que coleciona títulos: 9 mundiais de supino, 10 mundiais de levantamento terra e duas vezes recordista mundial pela World Association Benchers of Deadlifters.

Advertisement

”Um prazer receber a Cátia Portilho e o Instituto Victorem na Arena 3. Este espaço é maravilhoso e parcerias como esta são sempre bem-vindas. Sou fã da Cátia não só pelo trabalho realizado, mas pela história de vida e superação. Os equipamentos são de última geração e tenho convicção de que os alunos terão uma professora muito competente ministrando as aulas. E, tomara, formando novos atletas paraolímpicos que podem trazer medalhas para o Brasil no futuro”, complementou o secretário municipal de Esportes do Rio, Guilherme Schleder.

Além da Arena Carioca 3, 6 vilas olímpicas do Rio oferecem atividades para pessoas com deficiência. Confira.

  • Clara Nunes (Acari) – Atletismo, futebol e terá hidro quando a piscina reabrir.
  • Professor Manoel José Gomes Tubino (Mato Alto) – Natação, atletismo, desenvolvimento motor, oficina de jogos e hidroginástica.
  • Félix Miélli Venerando (Honório Gurgel) – Piscina, atletismo e treinamento funcional.
  • Jorginho da SOS (Complexo do Alemão) – Atletismo, caminhada, circuito funcional, natação e hidroginástica.
  • Mangueira – Natação.
  • Maré – Yogaterapia, terapia corporal, Jiu-jitsu adaptado, hidrocapoeira, cinesio terapia, hidro cinesio, iniciação esportiva, bocha adaptada e hidroterapia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio disponibiliza na cidade escolinhas de esportes paralímpicos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui