A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), distribuiu neste sábado (22) pulseiras de identificação para crianças que embarcaram no VLT Carioca rumo ao Bloco da Favorita, que desfilou no Centro da cidade. A ação aconteceu no Terminal Gentileza e faz parte da campanha de proteção infantil no Carnaval 2025: “Respeite o meu samba, a infância e os nossos direitos: proteção é o bloco de geral”.
“Carnaval divertido é Carnaval seguro. Estamos felizes com essa colaboração entre a SMAS e o VLT Carioca, que nos permitiu identificar as crianças e dar mais tranquilidade aos pais e responsáveis. Vamos repetir ações como essa durante todo o período de folia”, afirmou Martha Rocha, secretária municipal de Assistência Social.
As pulseiras contêm o nome da criança, do responsável e um telefone de contato, facilitando a localização em caso de desencontro. Além da distribuição, os profissionais da SMAS orientaram os pais sobre medidas de segurança, como evitar locais de grande aglomeração e manter a criança sempre por perto.
O casal Fabrício Pereira e Andrezza Rodrigues aproveitou a iniciativa ao embarcar com o filho Thawan, de 1 ano e 11 meses. “A gente está sempre atento, mas saber que ele está com a pulseira dá mais segurança para nós”, disse Fabrício.
A iniciativa também ocorre nos ensaios técnicos da Marquês de Sapucaí, nos megablocos do Centro e da Zona Sul, e continuará nos desfiles da Série Ouro (28/2 e 1/3), Grupo Especial (2, 3 e 4/3), escolas mirins (7/3) e Sábado das Campeãs (8/3). Nos desfiles da Intendente Magalhães, o serviço será oferecido na Série Prata (2, 3 e 4/3) e na Série Bronze (7 e 8/3).
“Iniciativas como essa garantem mais segurança para as crianças em grandes eventos. Em caso de emergência, a pulseira ajuda na rápida localização dos responsáveis”, destacou Silvia Bressan, diretora do VLT Carioca.